Internacional Titulo
EUA terao que pedir perdao de joelhos, diz Sadam Hussein
Do Diário do Grande ABC
17/01/2000 | 11:50
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos serao obrigados a pedir perdao ``de joelhos', declarou esta segunda-feira o presidente Saddam Hussein em um discurso por motivo do nono aniversário da Guerra do Golfo. Saddam Hussein declarou ainda que a batalha contra os Estados Unidos continua, mas que a vitória do Iraque é indiscutível. Ao mesmo tempo, reclamou austeridade a seu povo, dando a entender que o embargo internacional imposto ao Iraque ainda se prolongaria, justamente no momento em que a ONU propoe a suspensao das sançoes com a condiçao de Bagdá cooperar com um novo órgao encarregado de supervisionar seu desarmamento.

Ao afirmar que ``a mae de todas as batalhas', nome com o qual batizou a Guerra do Golfo (janeiro-fevereiro de 1991) continua, prometeu que ``no final do combate, dure o tempo que durar, veremos o Iraque no mais alto de sua glória'.

``Os malvados nao terao outra opçao a nao ser resignar-se a esta realidade, terao de ajoelhar-se ante Deus, implorar seu perdao pelos crimes que cometeram contra o povo do Iraque e suplicar que esse povo aceite perdoá-los'.

``Sejam quais forem os meios utilizados, sejam quais forem os subterfúgios dos órgaos internacionais, os iraquianos nao se renderao', adiantou o presidente, usando um terno escuro ante uma mesa decorada com flores brancas.

Prometendo a seu povo ``um final feliz que está próximo', Hussein pediu aos iraquianos que ``nao se deixem seduzir pelas coisas triviais', em uma exortaçao à austeridade.

``Sei que vocês já fizeram sacrifícios demais, mas é preciso continuar a marcha, evitar a compra de roupas, alimentos ou qualquer outra coisa que nao seja absolutamente necessária'.

Saddam Hussein nao fez nenhuma referência à resoluçao 1.284 do Conselho de Segurança, aprovada no dia 17 de dezembro passado e que foi fortemente criticada no Iraque, que, entretanto, nao chegou a rejeitá-la. A resoluçao prevê uma suspensao das sançoes por um período de 120 dias se o Iraque cooperar com os inspetores internacionais de desarmamento.

O discurso foi proferido enquanto cerca de 5 mil manifestantes iraquianos se concentravam no centro de Bagdá, amaldiçoando os Estados Unidos e a Gra-Bretanha e solicitando o levantamento do embargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;