Economia Titulo
Brasil e UE irao intensificar relaçoes comerciais
Do Diário do Grande ABC
26/05/2000 | 14:19
Compartilhar notícia


O Brasil e a Uniao Européia concordaram em acelerar as negociaçoes que visam estreitar suas relaçoes em diversos setores, inclusive o comercial, e vao promover "uma nova parceria visando o futuro". Esse é o tom do comunicado oficial que resumiu o resultado da 7ª Reuniao da Comissao Mista Brasil - Uniao Européia, encerrada nesta sexta, em Bruxelas. A delegaçao brasileira foi chefiada pelo secretário-geral de Relaçoes Externas do Brasil, embaixador Luiz Felipe Seixas Corrêa.

No ano passado, o comércio bilateral entre o Brasil e os países da UE foi superior a US$ 30 bilhoes. A UE é o principal parceiro comercial do Brasil e se tornou recentemente a principal fonte de investimentos estrangeiros no país.

No encontro foram discutidos novos acordos. O Brasil vem insistindo na necessidade da assinatura de um tratado de equivalência sanitária que vai permitir o aumento de suas exportaçoes agrícolas para a UE. O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, esteve em Bruxelas na quarta-feira passada justamente para pressionar representantes da UE a acelerar o processo de negociaçao. "A Uniao Européia reconhece a importância desse acordo e vai iniciar discussoes preliminares em setembro", diz o comunicado. "Os dois lados discutiram também a possibilidade de negociar um acordo sobre vinho e outras bebidas alcoólicas e trocaram idéias sobre a possibilidade de cooperar na área de pesca."

Brasil e UE decidiram estabelecer um programa plurianual de Cooperaçao, no qual será desenvolvida uma série de novos projetos bilaterais nas áreas de reforma administrativa, desenvolvimento econômico, direitos humanos, ciência e tecnologia. Esses projetos deverao envolver investimentos de cerca de US$ 60 milhoes e se estenderao até 2003. Serao aceleradas também as negociaçoes para a assinatura de Acordo Científico e Tecnológico. Os dois lados iniciarao também a negociaçao de um acordo para o uso pacífico da energia nuclear.

A reuniao acertou também a visita ao Brasil no segundo semestre deste ano do Comissário Europeu de Relaçoes Exteriores, Chris Patten, e do Comissário Europeu Para Assuntos Econômicos e Monetários. Pedro Solbes Mira. Foi agendado também o terceiro encontro do Comitê de Negociaçao Bi-regional UE- Mercosul, que será realizado no segundo semestre no Brasil. A próxima reuniao da Comissao Mista deverá acontecer no Brasil, no segundo semestre do próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;