Economia Titulo
Bolívia terá plano de emergência para resgatar economia
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 12:25
Compartilhar notícia


O presidente Hugo Banzer anunciou um plano de emergência para resgatar a Bolívia de uma crise econômica provocada sobretudo pela guerra ao contrabando e ao tráfico de drogas e por uma recessao regional. Banzer, falando em rede nacional de televisao, disse que as medidas eram necessárias para atenuar a crise e reanimar a economia do país.

As medidas incluem o estabelecimento de um fundo de US$ 500 milhoes, que seria canalizado pelo setor bancário para refinanciar dívidas de curto prazo que afetam muitos agricultores, atingidos pelas inundaçoes que atingiram o país e a diminuiçao dos preços das exportaçoes, assim como as empresas manufatureiras afetadas pela queda da demanda.

Banzer anunciou também que seria eliminada uma tarifa de 5% sobre a importaçao de produtos essenciais para os setores industrial e artesanais, empréstimos para construçao de moradia para pessoas de baixa renda e investimentos de até US$ 750 milhoes em melhoria e construçao de novas estradas.

O governo espera destruir, dentro de um ano, todas as plantaçoes de coca, matéria-prima para elaboraçao da cocaína. A destruiçao de mais da metade da produçao de folha de coca na Bolívia também deixou desamparados milhares de agricultores índios das tribos de quechua e aymara, e deprimido a economia de regioes onde o tráfico da cocaína se encontrava no auge.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;