Política Titulo Avaliação
Auricchio destaca Educação em balanço

Prefeito de São Caetano também faz menção à área de Saúde

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
15/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


No balanço das ações de 2011, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), destacou o setor de Educação. A Saúde mereceu menção honrosa por parte do petebista, que ainda admitiu gargalos nas áreas de Habitação e Segurança.

Na planilha de atividades divulgada pelo chefe do Executivo estão 16 obras inauguradas, 18 em andamento e 11 prontas para serem entregues à população.

Auricchio ressaltou que atingiu o patamar esperado na Educação e o que demarca a performance são as iniciativas para acesso ao Ensino Médio, em que foram abertas 1.015 vagas: 420 na EME Professora Alcina Dantas Feijão, 245 na EME Vicente Bastos e 350 na nova escola que vai funcionar no antigo prédio da Faculdade de Serviço Social, cuja estrutura foi preparada neste ano.

"Faltava fechar o arco. Com esse número de vagas, conseguimos formatar a Educação. Havia mais projetos de incentivo a universitários do que para o Ensino Médio, que vive expectativa de o Estado assumir e qualificar, mas é difícil. Nós assumimos com perspectiva muito boa", analisou o prefeito, ao comemorar índice de aprovação de 92% na área educacional por parte da sociedade, em pesquisa realizada em novembro pelo Instituto Vox Populi.

O petebista, no entanto, se disse angustiado com "algumas obras em andamento" no setor educacional - 13, mais especificamente - que deveriam ter ficado prontas neste exercício, mas serão concluídas no início do ano que vem. "Algumas intervenções poderiam estar mais adiantadas, mas é coisa mínima."

Sobre o setor de Saúde, Auricchio salientou que "é uma marca da administração (que está em seu sétimo ano)" e que "está muito bem estruturada". A preparação, em 2011, de mais quatro unidades para serem colocadas em funcionamento em 2012 foi o destaque da área.

A Prefeitura adquiriu o Hospital São Caetano, que era particular, ao protocolar na Justiça ação para desapropriar o empreendimento, permitindo negociar a compra do espaço para utilização pública - o imóvel é avaliado em R$ 12 milhões. A administração municipal reabrirá a unidade que estava atolada em dívidas. Para o funcionamento, será ampliado o convênio do governo com a Fundação do ABC, que gerencia equipamentos de Saúde na cidade.

Também está sendo construída UPA na divisa dos bairros Mauá e Nova Gerty, ampliação do complexo Maria e Márcia Braido e centro médico de especialidades, onde era o pronto-socorro. "Deixaremos a estrutura completa", frisou o prefeito.

 

Petebista admite gargalos na Habitação, Trânsito e Segurança

Apesar de enaltecer o trabalho desenvolvido na Educação e na Saúde, o prefeito José Auricchio Júnior reconheceu que as áreas de Habitação e Segurança foram em 2011 - assim como no restante da gestão, iniciada em 2005 - os gargalos da administração. "São os dois setores que ainda nos incomoda."

O projeto habitacional da gestão petebista era de 1.000 unidades até dezembro do ano que vem. Mas até agora somente 97 apartamentos foram entregues, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. "Ficou aquém da nossa meta estabelecida no plano de governo", admitiu o petebista.

Existem três outros projetos em análise no governo estadual, que podem elevar a até 600 unidades em São Caetano. "Há dificuldade grande histórica. Ofertamos três espaços para a CDHU (uma no Centro e duas no Nova Gerty) que aguardam avaliação técnica do Estado. Porém, será difícil iniciar os três projetos de uma só vez", observou Auricchio.

No Trânsito, o chefe do Executivo destacou que as ações da Prefeitura, e também da região, são ínfimas para resolução total do problema. "Temos trabalhado na regularização dos estacionamentos públicos, sincronismo semafórico, videomonitoramento, intensificação da fiscalização... mas não podemos vender utopia de resolução. A melhoria no tráfego das cidades urbanizadas, as metrópoles, está amarrada diretamente no ser humano. Não abdicamos da cultura do automóvel. Enquanto não mudar a matriz de descolocamento, não resolverá."

O prefeito rechaçou que, no município, a situação se agrave pela verticalização. "Isso não é verdade. Temos a maior frota per capita brasileira, conseguinte renda e poder aquisitivo, baixo número de residências com garagens (o que acarreta em carros parados nas ruas/CF), crédito abundante (para compra). É óbvio que mais moradores aumenta, mas não é o fator fundamental."

SEGURANÇA
No quesito Segurança, o petebista salientou que falta no Brasil "política séria de combate aos tráficos de drogas e armas", combustíveis aos crimes. E discorreu sobre as ações pontuais que desenvolve em São Caetano. "Peguei a Guarda Municipal com 300 integrantes e vou deixar com mais de 500, ampliamos a frota de viaturas, colocamos bases nos bairros, damos treinamento..."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;