Memória Titulo O convite do padre Fiorente
O convite do padre Fiorente

Começa a Semana São Bernardo 2014

Ademir Medici
19/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa a Semana São Bernardo 2014. Afinal, amanhã será o aniversário oficial da cidade – data buscada no calendário litúrgico, referente ao dia do Santo Bernardo de Claraval. E nesta abertura focalizamos outro santo, Bartolomeu, cuja 57ª festa está marcada para 31 de agosto no Parque Estoril – o mesmo que perdeu seus quiosques e não ganhou outros quiosques no lugar.

Há um convite oficial para a festa de São Bartolomeu. Mas preferimos este outro, informal e direto, idealizado pelo padre Fiorente Elena para a festa de 1975 – que coincidentemente caiu também num domingo 31 de agosto.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO

O que preservar

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta

O Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado busca compartilhar seus trabalhos. Por que guardar para nós o que dá certo? A administração estadual avançou muito nessa área nos últimos 30 anos.

É importante contextualizar isso, porque às vezes a gente dá muito enfoque para a parte da preservação e não se dá conta de que é preciso ter critérios para saber o que tem que ser preservado.

A massa documental produzida por uma prefeitura ou por uma repartição estadual é muito volumosa. Muito diversificada. É todo dia, porque o documento registra as atividades dos diferentes órgãos de qualquer administração.

Tem gente que faz uma leitura equivocada. Acha que produzir documento é burocracia inútil. O documento testemunha os atos. Registra os atos. É preciso que assim seja para que se possa, inclusive, apurar a legalidade desses atos. A conformidade deles com a legislação, em benefício da população.

O que nós vamos preservar? Como é preciso organizar para achar depois?

Na política de gestão documental, definem-se normas e critérios. É preciso organizar os documentos de tal sorte que se possa recuperar qualquer um deles a qualquer tempo, seja para dar uma entrevista a um jornalista, dar uma resposta, atender uma demanda. Seja para o próprio gestor que precisa daquela informação para tomar outras decisões.

Assim, é preciso avaliar os documentos. Estudá-lo tecnicamente. Estudar a administração: as leis, normas, que regulam cada atividade da administração pública. É preciso saber o valor informativo de cada documento. Quais os tipos de informações que estão registradas.

A partir deste estudo consegue-se construir critérios. É o que chamamos de tabela de temporalidade de documentos.

Amanhã, a terceira aula

A guarda definitiva

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5601

Manchete – Tancredo promete rever ou cancelar o acordo nuclear

Santo André – Inaugurada rede de água na favela da Vila Metalúrgica.

Economia – Volkswagen produz caminhão a biogás.

Movimento Sindical – Seguro-desemprego, bom para empresários e trabalhadores (Artigo: Eduardo Dantas)

Diário há 30 anos

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: iminente ocupação de Trieste pelas forças inglesas; a marcha dos franceses na direção de Estrasburgo; as forças alemãs ameaçam Bruxelas.

1919 – Assassinado o casal Quaglia, em restaurante da Estrada Velha do Mar, em São Bernardo.

1949 – Funcionários da International Harvester, de Santo André, fundam o Iagá FC, chamado de ‘O tricolor da Avenida Pedro Américo’.

1959 – CTBC inaugura a ampliação da central telefônica de Santo André, que passa a ter mais 800 telefones.

1974 – Vereador Álvaro Domingues discorre sobre o aniversário de São Bernardo e da tribuna da Câmara declara: “A morte de uma indústria muito importante, a cinematográfica, representada pela Vera Cruz”.

Hoje

- Dia Internacional do Fotógrafo e da Fotografia

- Dia do Artista de Teatro

- Dia Nacional do Historiador

- Dia da Aviação Agrícola

- Dia do Ciclista

Santos do dia

- Na estampa, São João Eudes (França 1601 – 1680). Sacerdote e missionário. Fundou a Congregação de Jesus e Maria e a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor ‘Irmãs do Bom Pastor’.

- Badulfo

- Ezechiele Moreno y Diaz

- Luís de Tolosa

- Sisto III 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;