Nacional Titulo
Sabesp apóia tratamento radiativo para lixo industrial
Do Diário do Grande ABC
05/03/2000 | 16:45
Compartilhar notícia


A Comissao Nacional de Energia Nuclear (Cnen) informou que está em fase final de testes no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) uma tecnologia avançada para o tratamento de efluentes e resíduos industriais. A Companhia de Saneamento Básico de Sao Paulo (Sabesp) participa do projeto e, se tudo der certo, vai utilizá-lo no futuro para acabar com resíduos de esgoto industrial.

Segundo a comissao, o que se estuda é um processo que utiliza a oxidaçao por irradiaçao, utilizando um acelerador com milhoes de volts de potência. Na sua primeira fase, o projeto, de acordo com a Cnen, estuou a degradaçao com feixe de elétrons de compostos altamente tóxicos, resíduos de produçao industrial de indústrias farmacêuticas e de corantes, onde se destacou a pesquisadora Celina Lopes Duarte.

O projeto também é financiado por indústrias paulistas. A outra etapa, em andamento agora, é um trabalho de engenharia, para aplicaçao dessa tecnologia em sistema contínuo, possibilitando o uso pelas indústrias e estaçoes de tratamento de esgotos. Este também é objeto de tese de doutorado a ser defendido dentro de dois meses pelo engenheiro Paulo Roberto Rela.

O projeto está sendo conduzido em conjunto com a Sabesp e será submetido à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com sede em Viena, e à Japan International Cooperation Agency (Jica) com vistas a se obter novo financiamento. Em breve poderao ser desenvolvidos projetos com volumes maiores, para utilizaçao industrial dessa tecnologia.

Os cientistas informam que há muitas vantagens do Processo Avançado de Oxidaçao em relaçao às demais tecnologias. Ele nao gera outros resíduos e nem libera gases para o meio ambiente; nao utiliza compostos químicos para destruir os rejeitos, e pode ser aplicado tanto para tratar efluentes líquidos quanto para os lodos gerados em sistemas tradicionais de tratamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;