Nacional Titulo
Mau tempo provoca atrasos dos vôos em Congonhas
08/01/2007 | 21:59
Compartilhar notícia


Os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo, podem se preparar para enfrentar atrasos nos vôos durante este verão.

Por orientação do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), todas as vezes em que o aeroporto for atingido por chuvas – sejam elas fortes ou moderadas –, os pousos e decolagens devem ser imediatamente suspensos para que técnicos da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) possam medir a quantidade de água nas pistas.

Se a lâmina d’água tiver menos de 3 milímetros – nível considerado seguro para evitar aquaplanagem –, as operações podem ser retomadas. Caso contrário, o aeroporto tem de permanecer fechado até que o volume de água na pista volte aos padrões aceitáveis.

O problema, diz um militar envolvido no controle de tráfego aéreo de Congonhas, é que cada medição demora, em média, 30 minutos para ser feita, o que tem provocado atrasos e, em casos extremos, até desvios de vôos.

O mesmo oficial da Aeronáutica recomenda aos passageiros que evitem partir ou chegar em Congonhas entre as 15h e as 19h, período de maior incidência de temporais nesta época do ano.

Embora a medida esteja em vigor no dia 29 de dezembro, só no domingo o Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo, órgão ligado à Força Aérea Brasileira responsável pelo controle do tráfego aéreo na Região Sudeste, teve de fechar o aeroporto por mais de 30 minutos. Em virtude da chuva, as operações ficaram suspensas por 1 hora e 10 minutos. Pouco antes do fechamento, um avião da BRA foi obrigado a arremeter (abortar o pouso). O vôo 2635 da Varig, que vinha de Brasília, decolou da capital federal com duas horas de atraso devido ao mau tempo em São Paulo. Ao se aproximar de Congonhas, ainda teve de fazer sobrevôos por 30 minutos até que o nível de água na pista baixasse. Construídas nos anos 30, as pistas perderam a rugosidade, essencial ao atrito adequado entre os pneus das aeronaves e o asfalto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;