Economia Titulo
Sistemas de amortização são diferencial em crédito imobiliário
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
03/11/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Pagar parcelas de um imóvel durante 30 anos, ou 360 meses, pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas os bancos aplicam fórmulas nos financiamentos como forma de tornar a prestação ‘mais leve'. Enquanto paga, o mutuário vai amortizando sua dívida.

Amortização é a fatia da prestação destinada ao pagamento do crédito. O restante é referente aos juros sobre a dívida total. Os sistemas de amortização mais conhecidos são SAC (Sistema de Amortização Constante), TP (Tabela Price) e Sacre (Sistema de Amortização Crescente). Enquanto a fatia de amortização no SAC é fixa e a prestação diminui de acordo com a liquidação da dívida, no Sacre ela é crescente, o que resulta na redução do débito mais rapidamente.

Pelo sistema TP, o valor da amortização por prestação é progressivo durante o financiamento, mas as parcelas são calculadas como fixas e corrigidas pela inflação. "Antes nós fazíamos muitos financiamentos com a TP. Agora, a CEF (Caixa Econômica Federal) só utiliza o SAC", afirma o gerente de negócios para a região da CEF, Leomar Antonuci.

CONSÓRCIO - Alguns bancos oferecem os serviços de consórcios para os interessados em adquirir a casa própria.

No consórcio, os gestores organizam grupos de interessados. Eles pagam prestações fixas referentes à divisão do valor financiado pelo números de meses. Os contratos devem ser sorteados para o cliente receber o crédito. Uma vez por mês o prêmio (valor do financiamento) é sorteado. "Quanto mais gente no grupo, mais pessoas são sorteadas", destaca o gerente executivo de crédito e financiamento do BB (Banco do Brasil), Sérgio Augusto Kurovski.

No sistema consórcio não são cobrados juros. "O consórcio é interessante por ter apenas taxa de administração de 17%, além do seguro", diz Kurovski, do BB.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;