Política Titulo Novo mandato
Trabalharei para aprovar contas de Auricchio e Pinheiro, diz Pio

Presidente reeleito da Câmara de S.Caetano cita que TCE traça balanço só com olhar técnico

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/12/2018 | 07:41
Compartilhar notícia


Presidente reeleito da Câmara de São Caetano, o vereador Pio Mielo (MDB) comentou que, no que depender dele, a Casa vai aprovar as contas do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e do ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM).

Em 2016, o Legislativo manteve rejeitado o balanço financeiro de 2012, último ano da primeira passagem de Auricchio. À época formado por aliados de Pinheiro, o Parlamento foi criticado por politizar a situação, uma vez que o tucano poderia ter candidatura inviabilizada com base na Lei da Ficha Limpa. Auricchio recorreu à Justiça, que entendeu que o político não teve direito a amplo direito de defesa, teve o projeto político avalizado e venceu Pinheiro naquele ano. Mas as fissuras do episódio ainda permanecem.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) rejeitou as contabilidades de 2012 (Auricchio), 2014 e 2016 (Pinheiro). Ou seja, caberá à Câmara decidir o futuro de ambos, que ensaiam concorrer ao Palácio da Cerâmica em 2020.

“Eu tenho entendimento de que o parecer do TCE faz olhar técnico e eu respeito demasiadamente. Faz análise a partir de parâmetros da legislação, de pontos contábeis, de percentuais financeiros. Temos de ter sensibilidade do olhar para a política. Entender a cidade. Vou esperar a comissão (de Finanças da Casa) estar montada e esperar o entendimento dessa comissão, mas meu olhar não será apenas técnico ou frio. Será olhar compreensivo à cidade. Ou seja, tenho tendência de considerar de maneira favorável (as contas) por entender que gastos são investimentos, em especial no social”, disse Pio, em visita ao Diário.

O emedebista, reeleito por unanimidade, declarou que seu segundo mandato à frente do Legislativo será pautado pelo diálogo. “Acredito que política se faz com diálogo. Tem de respeitar as divergências, mas tentando construir convergências”, ponderou o vereador, lembrando que, em 2017, foi eleito pela primeira vez em raia de oposição à de Auricchio, porém, construiu relação sólida com o tucano. Elo esse que, segundo ele, proporcionou a aprovação de 102 projetos de lei de origem do Executivo em dois anos, sendo 62 neste exercício.

Pio garantiu que, se no primeiro biênio a economia de gastos pautou sua administração, a implantação de transparência dará o tom a partir de janeiro. “Nos próximos dois anos serão de olhar focado na economicidade, mas minha grande bandeira será atender na plenitude o Portal da Transparência e políticas anticorrupção. É bandeira da Câmara também. Estamos ajustando nosso Portal da Transparência, em ideia de compliance, ir além do exigido pelos órgãos públicos. Até queremos deixar à disposição da Promotoria de São Caetano todo o acesso.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;