Economia Titulo Turismo industrial
Toyota inaugura centro de visitas em São Bernardo

Com aporte de R$ 5 mi, espaço conta história da montadora para a comunidade

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
12/08/2017 | 07:12
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Nario Barbosa/DGABC


Com investimento da ordem de R$ 5 milhões, a Toyota lançou ontem seu centro de visitas na planta de São Bernardo, no Jardim Gagliardi. A inauguração é a terceira etapa do projeto de revitalização da planta no Grande ABC, chamado São Bernardo ReBorn, que totaliza investimento de R$ 70 milhões. A primeira fase aconteceu em 2015, com a transferência de sua sede administrativa de São Paulo para a região. Já o passo seguinte ocorreu em 2016, com a inauguração do Centro de Pesquisa Aplicada, que contempla centro de design de produto da marca.

O espaço conta a trajetória da montadora japonesa por meio de sua história, seus produtos e projetos de sustentabilidade. Em área de 750 m², o local expõe modelos como o icônico Bandeirante, fabricado na região por 39 anos, até 2001. Até o fim de 2017, as visitas serão abertas a públicos específicos. A partir de janeiro, qualquer um poderá agendar passeio gratuito por meio do site www.toyotabrasil.com.br.

Com o centro de visitas, a empresa firma sua participação no programa de turismo industrial da cidade, que conta com outras 12 empresas. “A Toyota tem acreditado, está na contramão. É importante São Bernardo ter um programa de turismo industrial. Temos dado incentivo a esse programa. No mês de aniversário da cidade, é um grande presente”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).

O espaço aberto ao público é a única iniciativa do tipo no Grande ABC, e a segunda na América Latina da montadora – a outra está na Argentina.

Segundo o presidente da Toyota Brasil, Rafael Chan, a filosofia da empresa não se baseia em projeções de crescimento em pequeno período. “Trabalhamos no longo prazo, por isso iniciamos a revitalização dessa planta e abrimos nossas portas à comunidade.”

CONTRAMÃO - Mesmo em tempos de crises política e econômica, a montadora mostra que está passando de lado na crise. Exemplo disso é que, nos últimos dois anos, as fábricas da Toyota localizadas em Sorocaba e Indaiatuba, no Interior, responsáveis pela montagem do Etios e do Corolla, respectivamente, operam acima da capacidade nominal (140 mil veículos). Em 2016, foram produzidos 176 mil carros, e, neste ano, serão fabricados 180 mil – alta de 2%.

Tal movimentação passa pela planta local, onde atualmente trabalham 1.465 colaboradores na produção de peças, como bielas (encaminhadas às demais plantas) em até três turnos diários.

A exportação é uma das razões que fomentam o crescimento da produção da marca. Neste ano, o volume de carros enviados a outros países deve crescer 14% em relação a 2016, passando de 44 mil (25% do total) para 50 mil unidades (27,7%). Cerca de 60% correspondem ao modelo Corolla e, 40%, ao Etios. No ano passado, a Argentina foi o grande cliente (42 mil).

Natural do Japão, a Toyota abriu sua primeira filial fora do País em 1958, em São Paulo, para produzir, em sistema de CKD (importado desmontado) o modelo Landcruiser. Cinco anos depois, em 1962, transferiu a linha de montagem para São Bernardo. 




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