Diarinho Titulo Você sabia...
Tira-dúvidas de 13 de novembro a 25 de dezembro
Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A ELETRICIDADE do peixe-elétrico serve para protegê-lo de ataques de predadores, capturar presas e orientá-lo no escuro. Da mesma forma que os morcegos usam as ondas sonoras, este tipo de peixe utiliza a eletricidade para ‘enxergar'. Emitem ondas elétricas para o meio ambiente que as manda de volta. Receptores na pele do peixe levam essas ondas ao cérebro, que traduz a informação, mostrando onde há obstáculos pelo caminho. A intensidade do choque varia de acordo com a espécie. A descarga elétrica do poraquê ou peixe-elétrico da Amazônia pode matar animais grandes e até o homem.

 

OS PONTOS mais frios da Terra estão localizados nas duas extremidades do planeta: ao Norte e ao Sul. Os dois ficam cobertos por gelo e neve durante o ano inteiro, mas as semelhanças acabam por aí. A primeira diferença é que o Polo Norte - chamado de Ártico - é mar congelado; não existe terra por baixo, só água. O Polo Sul, ao contrário, é a Antártica, continente coberto por muito gelo.

 

O PANETONE demora entre oito e dez horas para ficar pronto. Depois que o fermento natural é preparado, mistura-se na masseira (máquina grande parecida com a batedeira) o fermento natural, farinha de trigo, gemas, água, fermento biológico, sal e a pré-mistura (formada por vários ingredientes, como gordura e açúcar). Acrescentam-se as frutas cristalizadas e uvas-passas ou chocolate. A massa enorme vai para uma mesa, onde é pesada e cortada em porções de 500 g ou 1 kg. Seguem para a esteira, na qual ganham formato redondo. São colocadas nas fôrmas, onde permanecem por seis horas até crescer. Então, são assadas, esfriadas e embaladas.

 

NÃO DÓI cortar unha e cabelo porque são formados por células mortas, chamadas de queratina. Elas não possuem vasos sanguíneos nem nervos, responsáveis por sinalizar dor para o cérebro quando nos cortamos, queimamos ou batemos em algo. Ao puxarmos ou arrancarmos o cabelo sentimos dor porque os fios estão presos à raiz, que está dentro do couro cabeludo (região cheia de nervos). O mesmo acontece quando cortamos ou quebramos a unha próximo à cutícula.

 

ANÊMONA-DO-MAR é animal de corpo mole que fica grudado na superfície das rochas no fundo do mar. Tem vários tentáculos repletos de cnidas (minúsculas bolsinhas cheias de veneno). Quando a presa toca um deles, as cnidas injetam veneno, paralisando-a. Assim, a anêmona pode comer tranquilamente. O tamanho varia entre 2 cm e 30 cm. Pertence ao grupo dos cnidários, do qual também fazem parte coral, água-viva e caravela-portuguesa.

 

COMER salgado antes do doce é mais saudável. Guloseimas não têm vitaminas que o corpo precisa. Além disso, os adultos estão certos ao dizer que sobremesa antes da comida tira a fome. Quando o açúcar se transforma em glicose, o organismo entende que já recebeu energia suficiente e fica satisfeito. Os salgados também ajudam na digestão, pois estimulam a produção do líquido ácido do estômago, que dissolve os alimentos mais rapidamente. Os doces têm a digestão demorada.

 

PODE BEBER água da chuva, mas não é a opção mais saudável. Como as gotinhas se formam na atmosfera, captam todos os gases que estão ao redor, até mesmo os que formam poluição. Além disso, a água traz consigo poeira e fuligem (fumaça preta) que encontra pelo caminho ao cair. Mas esse tipo de chuva é mais comum em cidades grandes, como São Paulo. No campo, em geral, é rica em cálcio e potássio que vêm da evaporação do solo. Já onde há praia, tem sódio, que evapora com o sal do mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;