Política Titulo
Votação do processo de Mabel é adiada; cassação de Dirceu pode atrasar
Do Diário OnLine
Com Agências
07/11/2005 | 19:13
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), adiou para o dia 16 de novembro (quarta-feira) a votação em Plenário do processo de cassação contra o deputado Sandro Mabel (PL-GO). A apreciação deveria ocorrer nesta quarta-feira, no entanto, com a falta de quorum nesta segunda, o prazo de duas sessões após a decisão do Conselho de Ética da Casa não poderá ser respeitado. "Tenho confiança no apoio dos líderes para que tenhamos quórum na quarta-feira, dia 16, mesmo sendo um dia depois do feriado", comentou Rebelo.

Desta maneira, o processo de cassação contra o deputado José Dirceu (PT-SP) poderá sofrer mais um atraso. Como as ações estão sendo votadas de acordo com a ordem de chegada dos pareceres à Mesa Diretora e a ação de Mabel foi adiada, existe sim a possibilidade da apreciação do caso Dirceu ficar somente para depois do dia 23 deste mês. No entanto, apesar desta possibilidade existir, o presidente da Câmara manteve a sessão de votação do processo que pede a cassação do ex-ministro da Casa Civil para a data antes estabelecida (23). Ele afirma ter pedido ao Conselho de Ética que faça reuniões às segundas e sextas-feiras e, com isso, incentive a presença dos deputados no plenário.

O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse não acreditar que haverá presença mínima dos deputados para votar o processo de Mabel e propõe que os dois processos sejam votados no dia 23. Para ele, a falta de quorum se deve a uma articulação da base aliada ao governo na tentativa de adiar o processo de Dirceu.

Na semana passada, o Conselho de Ética aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado Benedito de Lira (PP-AL) que pedia o arquivamento do processo por falta de provas. Mabel era acusado de ter oferecido à deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) R$ 1 milhão de 'luvas', mais R$ 30 mil por mês, para que a parlamentar trocasse o PSDB pelo PL.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;