Turismo Titulo
Entre copos e delícias germânicas
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
06/10/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


A cerveja, principal bebida da festa, curiosamente era proibida nos primeiros anos. Só começou a ser servida em 1918. E pegou. Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios. Nos dias de hoje difícil é pegar um clique com um visitante sem copo na mão. Ou de copo vazio.

Por causa de guerras e epidemias de cólera, a Oktoberfest - que completa 201 anos - deixou de ser realizada 25 vezes. De 1945 até hoje, felizmente, foi realizada ininterruptamente. Hoje, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente quase 10 milhões de pessoas, e o consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros.

Aqui no Brasil, o número de visitantes passa o meio milhão. No ano passado foram 580 mil visitantes para 583 mil litros de cerveja. E se a bebida é permitida, quem é que não vai experimentar? Na 29ª Oktoberfest, o copo de 400 ml de chope custa R$ 4,50.

Mas nem só de cerveja vivem os turistas que passam pela vila germânica na época da Oktoberfest. Entre os pratos tradicionais estão o kassler, feito de costeleta de porco, acompanhado de salsicha branca e vermelha, purê e chucrute.

Tem também o eisbein que é nada mais que uma iguaria de joelho de porco com purê, chucrute e salsichas branca e vermelha.

Há também o Marreco Recheado, que é um dos pratos mais típicos da região e servido com recheio, arroz, repolho roxo e purê de batata e maçã. Confira a seguir algumas receitas que fazem a fama da Oktoberfest e ajudam a atenuar a bebedeira.

 

 

RECEITAS

 

Schwäbischer Sauerbraten

(Maminha Marinada com vinho tinto ao molho cremoso com Knödel de Batata e Repolho)

 

Chef Espedito Pereira

 

Ingredientes

1 peça de maminha; 500 ml de vinho tinto; 20 ml vinagre tinto; 5 g de zimbro; 2 g de Kümmel; 10 g de açúcar; 20 g de farinha de trigo; 1 litro de água morna; 1 cenoura pequena; 1 talo de salsão picado; 1 alho poró picado; 1 cebola picada; sal e pimenta do reino a gosto.

Repolho roxo

1 cabeça de repolho grande cortado em fatias finas; 25 ml de vinho tinto; 5 ml de vinagre tinto; 5 g de açúcar; 1 maçã vermelha ralada; 5 g de fécula de batata; 5 g de manteiga; sal e pimenta do reino a gosto.

 

Knödel (bolinho) de batata

1 kg de batatas cruas; 250 g de batatas cozidas; 250 ml de leite fervente; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de pão esmigalhado manteiga; sal, pimenta-do-reino e nós moscada.

 

Modo de preparo

Maminha - Limpe a peça de maminha e coloque em um recipiente com os legumes já cortados, acrescente o vinagre, o vinho tinto, a água morna e os demais ingredientes. Deixe marinando por aproximadamente cinco dias. Ao termino, retire a maminha do recipiente e doure, acrescente o marinado e deixe cozinhar aprox. 2 horas, retire do fogo, coe o caldo e engrosse com a farinha de trigo.

 

Repolho Roxo - Em uma panela coloque o repolho fatiado, com todos os ingredientes, deixe cozinhar por aprox. 30 minutos, dissolva a fécula de batata e despeje sobre o repolho, mexendo até engrossar.

 

Knödel de batata - Descasque e rale as batatas, coloque-as em um recipiente e despeje por cima o leite fervendo. Deixe um tempinho e depois coe. Esprema as batatas cozidas. Junte os dois tipos de batata, adicione o ovo, tempere com sal, pimenta e nós moscada e adicione farinha até que desgrude das mãos. Forme bolinhas com a massa. Escalde-as em água ou caldo (legumes, frango ou carne) por vinte minutos. Em uma panela, derreta a manteiga com os farelos de pão até dorar um pouco. Despeje-a sobre os knödels.

Batata rostie com peito

de peru com gorgonzola

 

(Jordão Bar)

 

Ingredientes

500g de batata pré-cozida ralada em tiras grandes; 200 g de gorgonzola raladas; 4 colheres (sopa) de azeite extra-virgem; 1 colher (sopa) de cebola triturada; 1 colher (sopa) de alho triturado; 1 colher (sopa) de caldo de galinha; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.

Modo de preparo

Doure o alho e a cebola no azeite. Junte com a batata ralada a farinha de trigo e o caldo de galinha e reserve. Para o recheio, misture o gorgonzola ralado com o peito de peru. Em uma frigideira pequena, coloque um pouco de azeite e metade da batata que estava em reserva. Acrescente o recheio e cubra com o restante da batata. Aos poucos, faça com que a batata fique no formato da frigideira. Quando a parte de baixo estiver dourada, vire devagar com o auxílio de uma espátula, como se fosse um omelete e doure por mais alguns segundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;