Política Titulo
Rio Grande da Serra tem eleiçao mais tumultuada do Estado
Gilberto Bergamim Jr
Da Redaçao
03/10/2000 | 04:01
Compartilhar notícia


  A reeleiçao de Ramon Velasquez à Prefeitura de Rio Grande da Serra foi confirmada nesta segunda às 11h04, quando a apuraçao das 54 urnas foi finalizada. O petista teve 9.818 votos, o que significa 47,57% do eleitorado.

Valmir Copina teve 4.545 votos (22,02%) e foi o segundo colocado. Em terceiro lugar ficou José Teixeira (PSDB), com 2.360 (11,43%), em quarto Expedito Oliveira (PL), 1.761 (8,53%), Leonarda Franco (PSC) ficou na quinta posiçao com 1.475 (7,15%) e Silvio Sabainski (PV), com 680 votos (3,29%), terminou o pleito eleitoral na última posiçao.

O total de votos apurados foi de 59.661. Brancos somaram 2.471 e nulos 4.135. Os votos válidos totalizaram 53.055.

O prefeito reeleito Ramon Velasquez declarou que o resultado foi satisfatório e refletiu o que vinha sendo apresentado nas últimas pesquisas. "Agora estou tranqüilo, mas realmente ficamos insatisfeitos com o desenrolar das eleiçoes no domingo, que foram cheias de problemas".

Classificada como a mais conturbada eleiçao do Estado de Sao Paulo pelo juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Luiz Eurico Costa Ferrari, Rio Grande da Serra sofreu com o nao-funcionamento de 60% das urnas eletrônicas disponíveis na cidade.

Cédulas de papel tiveram de ser usadas e longas filas se formaram na maioria da seçoes de votaçao.

Somente às 5h desta segunda as primeiras urnas começaram a ser abertas, o que resultou na mais atrasada apuraçao do Grande ABC. A dificuldade ao votar fez com que muitos eleitores se deslocassem até Ribeirao Pires para justificar o voto. "Isto é possível e se chegar até mim, nao será aceita a justificativa", disse o juiz eleitoral de Ribeirao e Rio Grande Olavo Zampol Júnior.

Os problemas nas urnas resultaram até mesmo no pedido de impugnaçao da eleiçao na cidade pelo presidente do PPB municipal e vice do candidato à Prefeitura Expedito de Oliveira. O pepebista alegou que estava se baseando na resoluçao número 20.563 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Defeitos em 30 urnas foram encontrados e as cédulas de papel nao foram distribuídas até que o juiz eleitoral autorizasse.

A eleiçao transtornada fez também com que o candidato e segundo colocado na eleiçao, Valmir Copina (PPS), percorresse os principais redutos eleitorais da cidade durante todo o dia para verificar a situaçao do pleito, comprometido pelo funcionamento precário das urnas.

Os candidatos também tiveram de alterar seus horários de votaçao em virtude dos problemas nas urnas. Até as oito horas começaram a deixar os colégios eleitorais para finalizar o processo. O comprometimento maior foi com a apuraçao que atrasou de forma significativa e resultou na divulgaçao do resultado oficial ao meio-dia.

Os candidatos demonstraram indignaçao pela situaçao das urnas e declararam que as eleiçoes estavam sendo prejudicadas por culpa da Justiça Eleitoral de Rio Grande e Ribeirao, ambas de responsabilidade da 183º Zona Eleitoral, localizada em Ribeirao Pires. Apesar dos problemas, as eleiçao foi validade e foram desconsideradas qualquer possibilidade de fraude.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;