Nacional Titulo
Parada dos 450 anos reúne quase 2 milhões de pessoas em SP
Do Diário OnLine
25/01/2004 | 22:08
Compartilhar notícia


Foto:AFP A cidade de São Paulo celebrou neste domingo, 25 de janeiro, os seus 450 anos. Diversos eventos em toda a capital paulista marcaram a data festiva. O encerramento oficial da comemoração aconteceu com um grande show no Vale do Anhangabaú (Centro), reunindo Titãs, Maria Rita, Demônios da Garoa, Xis e Rita Lee. Nem a tradicional garoa, que faz a fama de São Paulo, afastou o público da festa.

Durante todo o dia, cerca de dois milhões de pessoas compareceram à Parada dos 450 anos, segundo os organizadores. A avenida 23 de Maio, uma das principais vias de ligação da cidade, foi interditada para a realização do evento. Antes da parada, a avenida 23 de Maio se transformou num grande centro de serviços gratuitos. Voluntários ofereceram à população cortes de cabelo, massagens e tatuagens de hena.

À tarde, um desfile de 31 trios-elétricos – número de subprefeituras existentes em São Paulo – levou o público para o Vale do Anhangabaú, local da grande festa de encerramento do aniversário. A prefeita Marta Suplicy (PT) abriu a comemoração em cima do carro abre-alas, ao lado da cantora baiana Daniela Mercury (que interpreta a música oficial dos 450 anos da cidade).

Missa - Nesta manhã, o aniversário de São Paulo foi comemorado com uma grande missa na Catedral da Sé, reunindo 1.300 pessoas. A prefeita da cidade, Marta Suplicy (PT); o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB); o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu; o ministro das Cidades, Olívio Dutra; o presidente da República em exercício, José Alencar; o presidente nacional do PSDB, José Serra, e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Romeu Tuma (PL-SP) estiveram presentes.

A missa foi celebrada pelo cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes. O religioso destacou as desigualdades que marcam a maior cidade do país e aproveitou a presença de diversas autoridades para cobrar medidas que melhorem as condições de vida de todos os milhões de habitantes da metrópole.

Um dos pontos altos da missa foi a leitura da mensagem especial enviada pelo papa João Paulo II para o aniversário da cidade. O pontífice pediu a interseção de Deus para que ele abençoe "todos homens e mulheres de boa vontade em São Paulo".

Futebol - No estádio do Pacaembu, a festa foi da maior torcida de São Paulo. O Corinthians derrotou o São Paulo por 2 a 0 e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é sempre decidida no dia de aniversário da cidade.

Bolo - No Bixiga (região central de São Paulo), o bolo gigante que é feito pela Sociedade de Defesa da Tradição e Progresso da Bela Vista para comemorar o aniversário da cidade foi devorado em apenas 5 segundos. Segundo estimativa da Polícia Militar, 2 mil pessoas trataram de liquidar o quitute de 450 metros de comprimento.

Aéreo - A Esquadrilha da Fumaça fez uma bonita homenagem aos 450 anos de São Paulo. Sete aviões decolaram do Campo de Marte (zona Norte) e fizeram acrobacias sobrevoando as regiões do Anhembi, Pacaembu e avenida 23 de Maio. Enquanto faziam as evoluções, os aviões soltavam fumaça nas cores preta, branca e vermelha – as cores da bandeira de São Paulo.

Caetano - Ainda na madrugada de domingo, o cantor Caetano Veloso fez um show emocionado para 35 mil pessoas na esquina mais famosa da cidade: a das avenidas Ipiranga e São João. Caetano, autor do ‘hino informal’ de São Paulo (a música ‘Sampa’), dividiu o palco com José Miguel Wisnik, Jair Oliveira, Rappin Hood e Nando Reis. Mas a grande surpresa da noite foi a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, parceiro de longa data de Caetano. Juntos, eles cantaram a música 'Desde que o Samba é Samba'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;