Internacional Titulo
Mais de mil ex-milicianos do ELS já se renderam
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 09:49
Compartilhar notícia


Até esta quarta-feira, ao meio-dia, 1.545 dos 2.400 integrantes do Exército do Sul do Líbano (ELS, milícia auxiliar de Israel) se entregaram às autoridades libanesas e aos dois movimentos xiitas, Hezbollah e Amal, informaram os serviços de segurança.

Mais de 180 ex-milicianos cristaos se entregaram numa catedral em Marjayun, onde até a semana passada funcionava o Quartel-General do exército israelense e do ELS.

Os homens do ELS passaram toda a noite de terça-feira na catedral greco-ortodoxa de Marjayun, onde se refugiaram por medo de morrer, depois da derrota de sua milícia e da retirada antecipada israelense.

Pouco antes, 45 ex-milicianos pró-israelenses, todos drusos, se renderam aos gendarmes libaneses em Hasbaya, 15 km ao Norte de Marjayun, evacuada na véspera pelo exército israelense, segundo a polícia.

Dos 1.545 ex-milicianos do ELS que se renderam desde o início de maio, 325 sao drusos, 220 cristaos e cerca de mil xiitas.

Desde segunda-feira, os ex-ELS se rendem ao exército. Antes se entregavam ao Hezbollah e ao Amal, principalmente os xiitas. Estes dois movimentos se comprometeram a entregá-los aos serviços de inteligência militar, que os julgarao por ``cumplicidade com o inimigo israelense'.

O chefe do ELS, o general libanês aposentado Antoine Lahad, que voltou na terça-feira a Israel, procedente de Paris, foi condenado à morte à revelia, pela justiça libanesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;