Política Titulo
Ibope: Serra venceria Lula no segundo turno
Do Diário OnLine
21/01/2006 | 10:40
Compartilhar notícia


A segunda parte da pesquisa Ibope, encomendada pela revista IstoÉ, revela que o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), venceria Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2006. De acordo com o levantamento, o tucano teria 45% das intenções de voto, contra 42% do candidato do PT – margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. Detalhe: de acordo com a mesma pesquisa Ibope, Lula venceria Serra no primeiro turno com 35%, contra 31% de Serra.

No entanto, mesmo com a 'virtual' derrota, os números desta pesquisa são favoráveis ao PT se comparados ao último estudo Ibope realizado em dezembro de 2005. Anteriormente, o prefeito de São Paulo massacraria o atual Presidente da República no segundo turno com 13 pontos percentuais de diferença – 48% a 35%. Nesta pesquisa, a diferença é de apenas três pontos percentuais – uma diminuição de dez pontos em um curto espaço de tempo.

Nas outras simulações elaboradas pela IstoÉ, Lula leva vantagem sobre seus adversários no segundo turno. Caso seu rival fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) – que já declarou de representar os tucanos no pleito presidencial de 2006 –, Lula venceria por 48% das intenções de voto, contra apenas 35% de Alckmin. Na possibilidade de Anthony Garotinho (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro, ser seu oponente, o petista seria reeleito com 49%. O peemedebista alcançaria apenas 30%.

Serra também venceria Antonhy Garotinho no segundo turno. Segundo a pesquisa Ibope, o prefeito de São Paulo alcançaria a importante marca de 54% das intenções de votos, contra somente 26% do ex-governador. O peemedebista só sentiria a possibilidade de vencer caso seu adversário fosse Geraldo Ackmin. O governador tucano teria 37% dos votos, contra 38% de Anthony Garotinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;