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Estilo e fôlego
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 07:00
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André Henriques/DGABC


Pernas longas e torneadas. Cerca de 1,80 de altura. Ela chama atenção por onde passa. O corpo é cheio de curvas insinuantes, todas delineadas por um vestido vermelho Melbourne feito sob medida. O andar é sensual e elegante. É provocante, mas não vulgar. Traços delicados marcam seu rosto. Esta seria a descrição feminina do novo BMW 335i, sedã equipado com motor 3.0 de seis cilindros em linha (306 cv) e câmbio automático de oito marchas, que parte de R$ 294.950.

A aparência física arranca elogios. Exala requinte e sofisticação, mas possui linhas musculosas que eliminam qualquer aparência de fragilidade. Faróis dianteiros (LEDs diurnos), grade e para-choque desvendam o olhar atrevido deste BMW. Capô e laterais - de linha de cintura elevada - trazem vincos acentuados. A traseira também tem marcas fortes, especialmente a tampa do porta-malas (capacidade para 480 litros) e o conjunto óptico. A área envidraçada reduzida funciona como um decote ousado, que limita-se a mostrar apenas o suficiente.

No interior, requinte atual. Nada de materiais que remetem aos veículos classudos do passado, como imitação de madeira, ou design extremamente arrojado com forte apelo futurista - e as vezes exagerado. Os bancos revestidos em couro (assim como o painel das portas) têm costuras vermelhas. Peças emborrachadas trabalham em harmonia com elementos em aço escovado e alumínio.

O espaço do 335i agrada. Nada de perto, afinal, estamos falando de alguém desenvolvido para ser um BMW. São 1,81 metro de largura e 4,62 metros de comprimento, sendo 2,81 metros de distância entre os eixos, que abrigam com conforto cinco ocupantes.

A lista de equipamentos de série também chama a atenção com air bags frontais, laterais e de cabeça, câmeras de ré e para visão geral do veículo, ar-condicionado automático digital, direção Servotronic, sistema de navegação (tela de 8,8 polegadas), rodas de liga leve de 19 polegadas, entre outros.

Acelerando, o 335i é instigante. Com ajustes elétricos do banco - inclusive lombar - fica fácil vestir o carro e sentir-se confortável. O volante tem boa empunhadura e todos os comandos estão à mão, especialmente o seletor posicionado no console central para mexer no sistema multimídia.

O que realmente atrai, no entanto, é o conjunto mecânico. Os seis canecos (cilindros) do bloco 3.0 entregam torque máximo de 40,7 mkgf logo aos 1.200 rpm. O tocada fica ainda mais saborosa utilizando as aletas atrás do volante para fazer as trocas da transmissão automática. Ponto positivo para a eletrônica instalada - controles de tração, estabilidade e frenagem em curva, freios com ABS e EBD, entre outros - e para o ajuste da suspensão, firme o bastante para uma condução esportiva (abusando nas curvas sem ser surpreendido), e confortável o suficiente para um rodar privilegiando o conforto.

O BMW também entrega tecnologia de ponta, como o Controle de Experiência de Condução, que permite, por meio de um botão, escolher entre três tipos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+ - todos com configurações preestabelecidas de resposta do motor, características da direção e limites do controle de estabilidade. O modelo também entrega sistema Start/Stop, que desliga o motor enquanto está parado em um semáforo, por exemplo, e o liga novamente assim que o motorista tira o pé do freio.

Convenhamos, se o BMW 335i fosse mulher, seria um mulherão.




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