Nacional Titulo
Hospital do Piauí arma esquema especial contra meningite
Do Diário do Grande ABC
29/01/2000 | 17:01
Compartilhar notícia


A equipe médica do Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas (HDIC), em Teresina, no Piauí, montou um plantao especial para atender as pessoas com suspeita de meningite. O número de pessoas contaminadas com o vírus da doença nao pára de crescer.

Diariamente o HDIC registra em média 25 novos casos. A situaçao ficou mais critica na última quinta-feira quando vários pacientes tiveram que ser atendidos em macas e colchoes espalhados pelos corredores do hospital. Este mês já foram diagnosticado 400 casos e registradas quatro mortes.

Segundo o diretor administrativo do HDIC, Ubirani Rocha, o hospital da Polícia Militar do Piauí colocou à disposiçao dos pacientes cerca de 20 leitos para atender os casos excedentes. O quadro deve piorar ainda mais neste fim de semana, quando a quantidade de pessoas que procuram o HDIC deve aumentar consideravelmente.

O HDIC dispoe de 60 mil doses de ampicilina, medicamento usado para o tratamento dos casos mais graves. Essa quantidade só é suficiente para no máximo oito dias. Ubirani Rocha informou que o Secretário Estadual de Saúde, Paulo Lages, autorizou a contrataçao de dez técnicos de enfermagem e três enfermeiras para atender a demanda de pessoas doentes, cujo número aumenta a cada dia. Preocupado com a dimensao que a epidemia pode alcançar a médio e longo prazos, o Procurador-Geral da República no Piauí, Travanvan Feitosa procurou mobilizar as instituiçoes de saúde do Estado e a própria sociedade para que todos juntos colaborem no sentido de combater a doença que ameaça as comunidades mais carentes da periferia de Teresina.

O diretor técnico do HDIC, médico Miguel Azevedo, assegurou que os hospitais instalados nos principais bairros da cidade também estao em condiçoes de atender os casos mais simples. Ele adiantou que somente o Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas possue os recursos humanos, equipamentos e medicamentos necessários para o tratamento dos casos mais graves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;