Economia Titulo
Oportunidades são encontradas no fim de ano
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
25/10/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


Engana-se quem pensa que o fim de ano não é uma boa época para procurar emprego fixo. Além das vagas temporárias, especialistas de RH (Recursos Humanos) afirmam que, mesmo que em menor quantidade, as contratações com carteira assinada são realizadas no período.

"O cenário não muda muito nos últimos meses do ano. Esse mito de que as empresas deixam de contratar nessa época não existe mais. As vagas efetivas surgem, mas em menor escala, é claro. As oportunidades são mantidas, não há alta nem declínio", avalia Vanessa Novais, gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Aline Medina Finholdt, responsável pela área de seleção da Gelre (empresa de consultoria de RH) completa que, com o aumento de demanda de trabalho - devido o fim do ano, fechamento de balanços e metas -, as companhias acabam tendo a necessidade de contratar mão de obra nos últimos meses do ano. "Quanto aos cargos mais específicos, esses acabam sendo preenchidos, em sua maioria, no início do ano."

Para ela, os processos seletivos devem acontecer entre janeiro e março, já que nessa época é preciso fazer uma prospecção de metas, reformular o quadro de funcionários e avaliar competências.

Segundo Francilene Araújo, gerente de projetos do Grupo Foco (outra empresa do segmento), para quem procura emprego nessa época do ano, o ideal é analisar o mercado e o setor que atua. "No segmento de turismo, por exemplo, as oportunidades existem e são muito concorridas, diferentemente da maioria dos outros segmentos. De qualquer forma, é válido o cadastro do currículo em banco de dados e apostar nas indicações em qualquer época do ano."

No caso dos jovens estudantes, que não foram selecionados durante os processos de seleção de estágio e trainee, o fim do ano acaba gerando oportunidades temporárias. "O emprego por três meses pode somar como experiência e se tornar efetiva. Vale a pena arriscar, mesmo que seja por um curto período", conta Aline.

O cuidado ao apresentar o currículo também conta, e muito. "Duas folhas para detalhar as últimas três experiências, idiomas e informações pessoais (endereço, telefones e e-mail) são suficientes para enviar a um processo de seleção", conta Vanessa.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;