Internacional Titulo
Manmohan Singh presta juramento como premiê da Índia
Da AFP
22/05/2004 | 10:58
Compartilhar notícia


O economista Manmohan Singh, 71 anos, prestou juramento neste sábado como primeiro-ministro da Índia, em uma cerimônia no Palácio presidencial de Nova Délhi.

Seu acesso ao poder foi possível devido à desistência de Sonia Gandhi, que levou seu partido, o Congresso, e a esquerda indiana à vitória nas recentes eleições. Sonia renunciou a assumir o cargo de primeira-ministra, em conseqüência de uma violenta campanha contra suas origens italianas.

Membro de uma modesta família, Manmohan Singh é o primeiro sikh - religião minoritária na república laica da Índia - a se tornar chefe do governo federal, cargo até agora ocupado sempre por hindus. O presidente Abdul Kalam, que tomou o juramento de Singh, é muçulmano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;