Política Titulo Santo André
Governo Reali 'indica' três nomes para Grana
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
10/12/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


A migração de integrantes do primeiro escalão de governos petistas para Santo André, sob comando de Carlos Grana (PT) a partir de 2013, não será exclusividade da administração Luiz Marinho (PT), de São Bernardo. A estratégia política também será utilizada na gestão Mário Reali (PT), de Diadema, que saiu derrotada nas urnas. Para cumprir acordos, três nomes do secretariado do aliado foram indicados ao prefeito eleito. O anúncio de todos os titulares ocorrerá quinta-feira.

Próxima da ex-prefeita de Ribeirão Pires Maria Inês Soares (PT), Adelaide Morais foi o primeiro quadro sugerido para Grana para a chefia da Secretaria de Finanças, mesma Pasta ocupada no Parque do Paço. Ela exerce cargo de confiança no secretariado de Diadema desde a gestão José de Filippi Júnior (PT), hoje deputado federal e futuro titular de Saúde na gestão Fernando Haddad (PT), em São Paulo.

Outro nome certo para integrar a gestão petista em Santo André é do secretário de Assuntos Jurídicos de Diadema, Airton Germano. Não há promessa de entrar na equipe de Grana no comando da Pasta, mas existem tratativas para ocupar posto de, ao menos, no segundo escalão, ficando com diretoria. Ele também era homem de confiança de Filippi e chegou a trabalhar como secretário jurídico da Câmara diademense.

Para a Comunicação - uma das maiores incógnitas para Grana - está sendo empurrado o nome da titular de Diadema, Denise Gorczeski. A ala petista ligada a Marinho tenta alocar a amiga e ex-assessora da ex-primeira-dama Marisa Letícia - mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - e ex-mulher do jornalista Julio de Grammont - ex-assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos, morto em acidente de carro - na gerência da Secretaria.

Ao contrário dos demais colegas de Diadema, Denise possui histórico em Santo André. Ela já ocupou os cargos de coordenadora do Núcleo de Comunicação e coordenadora de Vídeo da Prefeitura no governo Celso Daniel (PT), porém, sofre resistência ao posto pelo fracasso de Reali ao projeto de reeleição, atribuído, principalmente, às falhas na área. Em contrapartida, petistas locais e aliados de Grana defendem a nomeação do jornalista Leandro Laranjeira, que atuou como assessor direto do candidato na campanha.

Esse é o quarto quadro de Reali que pode ser aproveitado por companheiros de partido: Luiz Carlos Theophilo já foi anunciado para gerir a Secretaria de Obras de Mauá, nas mãos de Donisete Braga (PT) a partir de janeiro.

 

EDUCAÇÃO

Embora o nome de Maria Helena Marin - ex-titular na gestão João Avamileno (PT) - anteriormente ser dado como certo no comando da Educação de Santo André, outro quadro é fortemente citado para o novo governo: Gilmar Silvério, por indicação do deputado federal Vanderlei Siraque (PT). Professor da rede estadual, ele já trabalhou como chefe de gabinete do petista, e foi secretário-adjunto de Governo de Avamileno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;