Economia Titulo Petróleo
Iraque retoma exportação de petróleo a partir do norte após sabotagem
Da AFP
24/12/2009 | 09:49
Compartilhar notícia


As exportações de petróleo a partir do norte do Iraque foram retomadas nesta quinta-feira, após quatro dias de interrupção por um ato de sabotagem contra o oleduto que vai até o terminal turco de Ceyhan, anunciou o porta-voz do ministério do Petróleo, Asem Jihad.

"O bombeamento de petróleo até Ceyhan foi retomado hoje, com uma capacidade de 250 mil a 300 mil bd (barris diários), depois do reparo no oleoduto. Esperamos que nas próximas horas chegue a plena capacidade de 600 mil bd", disse Jihad.

O oleoduto foi atacado no domingo na altura do quilômetro 55, o que provocou o vazamento de grande quantidade de combustível e a paralisação das exportações.

O local do atentado fica 325 km ao norte de Bagdá.

O Iraque exporta dois milhões de barris diários de petróleo, 75% do total pelos terminais do sul.

A concessão na semana passada da exploração de sete campos petrolíferos a consórcios internacionais, depois do leilão de outros três em junho, deve permitir ao Iraque produzir 12 milhões de barris diários em 2016.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;