Internacional Titulo
Morales promulga lei de convocação da Constituinte na Bolívia
Da AFP
06/03/2006 | 23:06
Compartilhar notícia


O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou nesta segunda-feira à noite a lei de convocação da Assembléia Constituinte, na qual deverá ser redigida uma nova Constituição, e de um referendo sobre autonomias regionais, ambos previstos para 2 de julho próximo.

"Estamos avançando para mudar um Estado colonial e um modelo neoliberal que têm prejudicado o país", disse Morales em uma cerimônia realizada no Palácio Quemado de La Paz. “A atual Assembléia Constituinte nos permite participar (os indígenas e os excluídos) para refundar a Bolívia e recuperar esta terra para os bolivianos".

"Estamos travando uma luta pela autolibertação e em favor de uma descentralização, de autonomias regionais para desenvolver o país em unidade. O modelo neoliberal nos dividiu entre as Forças Armadas, a serviço das potências estrangeiras, e o povo”, disse.

Morales se disse apoiado pelo "Estado-Maior do Povo" e até pelas Forças Armadas, para recuperar os recursos naturais do país em favor do povo. "Cada boliviano deve se tornar um soldado da revolução democrática e cultural. Estamos apostando em uma revolução democrática".

Morales reafirmou seu desejo de transformar o país, destacando que a Assembléia Constituinte permitirá a "refundação" da Bolívia, sem exclusões e privilégios, com igualdade e justiça.

A lei de convocação tem 31 artigos e estabelece que a Assembléia - de 255 membros - deverá ter entre seis meses e um ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;