Nacional Titulo
WWF pede água em frente ao Cristo no Rio
06/06/2005 | 07:58
Compartilhar notícia


Uma torneira e um balde gigantes foram montados domingo no principal ponto turístico do Rio, o Cristo Redentor pela organização não-governamental WWF (World Wide Fund for Nature) ou, em português, Fundo Mundial da Natureza, para chamar a atenção para a falta de água tratada, no Dia Mundial do Meio Ambiente. As esculturas infláveis, representando uma torneira despejando água em um balde, traziam em grande destaque o panda que é o símbolo da ONG. Eles foram retirados domingo mesmo, depois de fotografados pela imprensa.

Números divulgados pelo WWF indicam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água tratada. Outras 2,4 bilhões não são atendidas por serviços de coleta de esgoto. Estima-se que 4% das mortes mundiais (2,2 milhões de óbitos por ano) estejam relacionadas ao problema. Apenas no Brasil a falta de água potável atinge 40 milhões de pessoas.

No país, 70% das internações hospitalares pediátricas são resultado das chamadas doenças de veiculação hídrica, aquelas transmitidas pela água, como disenteria, hepatite e leptospirose, informou o WWF. A ONG lembrou também as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU, que prevêem a redução pela metade do número de pessoas sem acesso à água até 2015, e a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento, realizada em 2002, que estabeleceu meta semelhante em relação aos serviços de esgoto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;