Política Titulo
Luizinho: um 2005 para ser esquecido, apesar da UFABC
Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
05/01/2006 | 08:26
Compartilhar notícia


O deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT-Santo André), começou 2005 como líder do governo Lula na Câmara e entrou em 2006 como integrante da lista de cassáveis por conta do envolvimento no escândalo do mensalão. Pode perder o mandato e ficar inelegível por oito anos. Apesar de listar uma série de conquistas durante o ano que passou, Luizinho admite que não tem muito a comemorar e vive em clima de expectativa. "Não quero outro 2005 na minha vida, mas também não quero um 2006 com os mesmos problemas".

Segundo o deputado, seu trabalho foi centralizado em três questões de relevância para a região: ampliação do Pólo Petroquímico, viabilização da UFABC (Universidade Federal do ABC) e articulação por verbas para o Projeto Cassaquera (obra viária para ligar a avenida dos Estados à Giovanni Batista Pirelli), uma das prioridades de governo do prefeito de Santo André, João Avamileno, orçada em R$ 50 milhões. "Como vice-líder e líder do governo, não tive oportunidade de apresentar projetos meus, pois haveria conflito de interesses, por isso, trabalhei para aprovar matérias de abrangência para o país", explicou.

O deputado destaca como projetos relevantes no plano federal a aprovação das leis de biossegurança, de autorização para uso de células-tronco, do biodiesel e as mudanças na Lei de Falências. "Todas coisas de peso e importância para o país. O biodiesel, quando estiver totalmente em aplicação, será maravilhoso para o país", comemorou. "Do ponto de vista das realizações estou nas alturas. Acho que avançamos, e muito, do ponto de vista geral do país e da região".

Em relação a propostas para o Estado de São Paulo, Luizinho destacou o trabalho para garantir emendas, em particular as relativas a verbas para a construção do trecho Sul do Rodoanel. "O primeiro passo para viabilizar o Rodoanel foi a emenda de minha autoria, que depois foi incorporada pela bancada paulista, que garantia verbas para iniciar o trecho sul no orçamento de 2005 e que será mantida agora em 2006".

Cassação – A descoberta, pela CPI dos Correios, de que um assessor de Luizinho, José Nilson dos Santos, sacou R$ 20 mil de uma conta do operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza, colocou o deputado na lista de cassação. "Agora estou vivendo esse pesadelo, essa violência", lamentou. O petista diz confiar na absolvição. "Por tudo o que há dentro do processo dá para ver que não há participação pessoal minha. O conjunto das provas me inocenta".


Apesar de aparentar confiança, Luizinho confessa que os acontecimentos mexeram com o seu moral. "Procurei fazer com que nada quebrasse minha energia e meu vigor para trabalhar pela região, Estado e país, mas não posso deixar de confessar que fui atingido. Arrefeci um pouco em determinados momentos", disse.

Por conta disso, não quer falar sobre planos para a reeleição e sabe que está perdendo tempo. "Seria até uma provocação se dissesse que sou candidato", admitiu. "Todo o mundo está com a campanha na rua, mas eu não posso me mexer enquanto não tiver sido julgado pelo plenário. Estou trabalhado para que seja resolvido o mais rápido possível. O ideal é que fosse este ano (2005), mas não deu". A previsão é que a Câmara retome o julgamento dos envolvidos no escândalo do mensalão somente em março.

Sobre possíveis dificuldades para reeleger-se, Luizinho minimiza as conseqüências da crise do mensalão. "Confio plenamente que, quando estiver livre do processo, haverá compreensão de que fui vítima de uma violência".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;