Economia Titulo Leão
Receita avisa por celular liberação da restituição de IR
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
02/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Pensando em facilitar a vida do contribuinte, já que nunca se sabe exatamente em que lote estará sua restituição de IR (Imposto de Renda), a Receita Federal criou um serviço de torpedo SMS para avisar, por meio do celular, quando o montante a receber estiver disponível.

Para se cadastrar, basta acessar o site da Receita e informar o CPF e o número de um telefone celular. Em até três dias será enviado um código de ativação e, a partir de então, é preciso acessar o endereço eletrônico novamente para liberar o serviço.

Se no momento da ativação for verificado que o serviço já está ativo para outro celular, basta apresentar o número do recibo de entrega da última declaração para o cadastro anterior ser removido e a alteração prevalecer.

O primeiro lote será liberado no dia 15 de junho. "Em tese, até dezembro todos os que declararam devem receber suas restituições, exceto aquelas que apresentaram alguma inconsistência e tiveram de ser refeitas e que, se aprovadas, serão liberadas apenas em 2010", informou Rafaela Lirôa, advogada do escritório Innocenti Advogados Associados.

Rafaela orienta a ficar atento sempre por volta do dia 15 de cada mês, e consultar no site da Receita o status da sua declaração. "Em 2008 foram liberadas 24,3 milhões de restituições, somando um valor de R$ 5,8 bilhões." Neste ano, foram entregues mais de 25 milhões de declarações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;