Política Titulo Substituição
Dinah sai e Salvo vira
5º articulador de Aidan

Secretário assume o cargo no 'furacão' de possível abertura
de CPI; Dinah deixou Pasta para cumprir legislação eleitoral

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/06/2012 | 07:28
Compartilhar notícia


O secretário de Orçamento e Planejamento de Santo André, Edson Salvo Melo, assume a partir de hoje a Secretaria de Governo e se torna o quinto articulador do Executivo junto à Câmara. Ele entra no lugar da vice-prefeita, Dinah Zekcer, que deixa a Pasta para cumprir a legislação eleitoral, mantendo disposição em se manter no posto. Com o cargo, Salvo figura agora como homem-forte do governo Aidan Ravin (PTB), acumulando duas secretarias.

Desde o início da administração petebista, em 2009, além de Dinah, os ex-secretários de Gabinete Beto Torrado e Nilson Bonome, além do adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Acemel, o Espanhol, já passaram pela interlocução com os vereadores, sempre com certo teor de animosidade. O troca-troca demonstra o clima de dificuldade no diálogo, presente até hoje e que culminou em diversos momentos de revolta da base aliada.

Prova disso é o grupo de oito parlamentares que atualmente fazem parte da oposição. Os vereadores Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM), e Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado (PSD), oficializaram postura contrária à gestão Aidan, votando juntamente com a bancada do PT, composta por seis vereadores. Com a concretização dos desgarrados, o governo ficou sem a maioria absoluta, ou seja, 14 votos, para apreciação de projetos que necessitam de quórum qualificado.

Salvo dará o primeiro tom de sua atuação efetiva no Legislativo na próxima semana, com a missão primordial de manter distante a instauração da nova CPI do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aprovada na Casa após manobra política da oposição. Diante do posicionamento da presidência em consultar o departamento jurídico, sem dar prazo para o parecer final, o G-8 entrará com mandado de segurança para que a Justiça obrigue a abertura.

O novo articulador se transformou num coringa para o prefeito no decorrer da administração, especialmente após a desincompatibilização de Bonome. Em ocasiões distintas, Salvo já chegou a acumular o poder de duas Pastas. Ele permaneceu na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo por três anos e, concomitantemente, ficou atrelado ao comando de Desenvolvimento Econômico e Trabalho por dois anos, depois da exoneração de Torrado.

Publicitário e especializado em consultoria financeira e da tecnologia da informação, Salvo também atuou como assessor parlamentar do então vereador petebista Fernando Gomes (hoje no PSDB), de 2001 a 2004, e foi diretor de Comunicação da Câmara na gestão de Luiz Zacarias (PTB), em 2005 e 2006, período no qual criou proximidade com o então vereador Aidan.

Apesar do cargo no Legislativo, Salvo enfrentou problema nesta legislatura. A oposição conseguiu emplacar CPI para apurar possíveis irregularidades no contrato da Pasta de Cultura com a empresa Produz Eventos e Participações Artísticas, que alcançou mais de R$ 1 milhão em 17 convênios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;