Internacional Titulo
Ex-funcionário diz que Bush faz péssima guerra ao terrorismo
Da AFP
22/03/2004 | 11:37
Compartilhar notícia


O ex-conselheiro da Casa Branca para a luta antiterrorista Richard Clarke acusou, neste domingo, o presidente americano, George W. Bush, de ter realizado um "péssimo trabalho" em sua condução da guerra contra o terrorismo. Bush realizou "um péssimo trabalho na guerra ao terrorismo", criticou Clarke, em entrevista ao programa 60 Minutos, da rede CBS.

O ex-funcionário, que deixou o cargo como assessor da Casa Branca em fevereiro de 2003, acusou a Administração republicana de subestimar a ameaça representada pela rede fundamentalista Al Qaeda antes dos atentados do 11 de Setembro de 2001, ofuscada pela idéia de derrocar o então presidente iraquiano, Saddam Hussein.

Segundo ele, no próprio 11 de Setembro e no dia seguinte, quando ficou claro que a Al Qaeda era responsável pelos ataques, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, estava pronto para atacar o Iraque.

"Rumsfeld estava dizendo que precisávamos bombardear o Iraque", contou. "Mas todos dissemos 'mas não, não, a Al Qaeda está no Afeganistão' e Rumsfeld disse 'não há nenhum bom alvo no Afeganistão e há muitos bons alvos no Iraque'". "Eu disse, 'bom, há muitos bons alvos em muitos lugares, mas o Iraque não tem nada a ver' com os ataques do 11 de Setembro", afirmou Clarke.

"Acho que eles queriam acreditar que tinha conexão (entre o Iraque e a Al Qaeda), mas a CIA (Agência Central de Inteligência americana) estava ali, o FBI (Escritório Federal de Investigação) estava ali, eu estava ali dizendo 'revisamos o caso por anos (e) simplesmente não há conexão'", completou Clarke.

Na próxima terça-feira, o ex-assessor se apresentará perante uma Comissão oficial que investiga os atentados. Ele acaba de publicar o livro ‘Against All Enemies’ (Contra todos os inimigos), no qual critica o governo Bush, obcecado, em sua opinião, com os mesmo problemas de Bush pai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;