Economia Titulo
1º de maio será de muita festa na região
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
30/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O dia primeiro de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, será de muita festa em toda a região do ABC. Serão diversos shows Em Santo André, São Bernardo e Diadema, de importantes nomes da música brasileira.

Em Santo André, pela primeira vez, a Prefeitura realizará um grande show para comemorar a data. A "Festa do Trabalhador" será no palco montado no Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº, Vila Assunção), que receberá, a partir das 10h, com entrada gratuita, 17 atrações musicais.

A expectativa dos organizadores é receber mais de 60 mil pessoas, que terão a oportunidade de ver artistas já consagrados, como Daniel, KLB, Rick & Renner, Jeito Moleque, Sampa Crew, Inimigos da HP e Alexandre Pires, além de outros que ainda buscam se consolidar no cenário musical como Fernando & Sorocaba, D'Black, Franco e Levine, Tô Legal, Rodriguinho, Doce Encontro, Ornella de Santis, Nwance, Marco e Mário e Roger & Rogério, dupla sertaneja da região, que faz sucesso depois de surgir em um programa de calouros na TV, em 2001.

O Semasa disponibilizará dois caminhões-pipa de água potável para o público. Além disso, 55 banheiros químicos serão instalados no parque. Quanto à alimentação, 20 tendas estarão à disposição com salgados, doces e bebidas não-alcoolicas. Homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Trânsito, além de seguranças particulares atuarão na segurança do evento, dentro e nos arredores do parque. A estrutura contara ainda, com uma equipe socorristas e de três ambulâncias do SAMU.

Será realizado também um esquema especial de trânsito nas ruas próximas ao parque, incluindo interdição de algumas vias.

Em São Bernardo, a comemoração do Dia do Trabalhador será no Paço Municipal, a partir das 11h. O público esperado é de 40 mil pessoas, que acompanharão shows de Zé Geraldo, Leci Brandão e Jorge Ben Jor e banda, que irá encerrar as comemorações, além do espetáculo O Teatro Mágico.

Já em Diadema, o Centro Cultural Diadema realiza shows e atividades recreativas gratuitas em comemoração ao Dia do Trabalho. Show com Nuno Mindelis, da Lira Musical de Diadema, Hip Hop, entre outros. As apresentações têm início às 11h e vão até às 19h.

MISSA - A Diocese de Santo André promove, amanhã, a tradicional missa dos trabalhadores na Igreja Matriz, em São Bernardo.

Terá como tema ‘Nossa casa não é um mercado'. Trata-se de uma alusão, por exemplo, à crise econômica, a qual "é gerada pelo sistema capitalista, que transforma quase tudo em mercadoria, até mesmo os sentimentos humanos", de acordo com nota da Pastoral Operária.

A cerimônia ocorre desde 1980, quando ocorriam grandes greves operárias na região, a igreja cedia espaço para guardar alimentos que eram distribuídos aos trabalhadores que faziam as paralisações e assim, não recebiam regularmente seus salários.

Era a prática do chamado Fundo de Greve, que garantia a sobrevivência dos operários enquanto permanecessem em luta por melhores condições de trabalho e salários.

Em muitos momentos, contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, inicialmente como sindicalista e hoje, Presidente da República. Nos últimos dois anos, Lula não compareceu.

Colaborou Leone Farias




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;