Internacional Titulo
Onda de alarme falso causa pânico em Nova York
Das Agências
16/10/2001 | 01:01
Compartilhar notícia


O chefe da polícia de Nova York, Bernard Kerik, disse que o antraz está causando pânico na cidade, e advertiu que os serviços de emergência estão sendo atrapalhados por alarmes falsos, seja por trotes ou por pessoas em pânico.

Em menos de sete horas, as autoridades receberam, nesta segunda-feira, 82 chamadas alertando sobre substâncias ou pacotes suspeitos de conter a bactéria do antraz, disse Kerik.

"Há uma espécie de pânico disseminado", disse em entrevista coletiva, pedindo "calma". Como exemplo, ele contou que esta manhã ele recebeu um telefonema alertando sobre um pó branco que caía de uma ponte. "Era concreto. Havia operários trabalhando no local", explicou.

Ele informou que 24 pacotes foram levados para exame. A maioria continha talco.

"Se descobrirmos que alguém está fazendo isso de brincadeira, ou apenas para assustar, será processado", advertiu.

Desde o dia 5 de outubro, 13 casos de contaminação por antraz foram registrados nos EUA, mas apenas três pessoas desenvolveram a doença. Uma, na Flórida, e duas em Nova York.

A bactéria também foi encontrada numa correspondência enviada ao escritório da Microsoft em Reno, Nevada, mas ninguém foi contaminado.

Outra carta com antraz foi enviada ao líder da bancada democrata do Senado americano, Thomas Daschle, revelou esta segunda-feira o presidente George W. Bush.

A polícia do Capitólio adotou rapidamente medidas extremas esta segunda-feira para evitar que novas cartas contaminadas entrassem no prédio. Os 40 funcionários do escritório do senador foram postos em quarentena, e vários receberam tratamento à base de antibióticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;