Turismo Titulo Devido a Covid-19
Pandemia adia sonho dos brasileiros de requerer cidadania italiana
02/07/2020 | 09:48
Compartilhar notícia
Divulgação


Com o surto do covid-19, muitos brasileiros viram o sonho de obter a cidadania italiana ser adiado. Com o tribunal de Roma foi fechado durante o lockdown na Itália, várias ações judiciais para o reconhecimento da dupla cidadania foram adiadas para os próximos meses.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

“Temos, atualmente, quase 20 processos judiciais de famílias brasileiras que tiverem audiências reagendadas”, diz Renato Lopes, especialista em processos de cidadania italiana para brasileiros e CEO da RSDV & Avv. Domenico Morra.

“Como grande parte dessas ações judiciais são coletivas, ou seja, vários membros de uma mesma família requisitando a cidadania italiana, as ações adiadas atingem em torno de 200 brasileiros que aguardam a remarcação”, revela Renato.

Cidadania italiana: processos em curso

Segundo o especialista, a boa notícia é que os processos que estão em fase de montagem no Brasil não sofreram alterações pela epidemia da Covid-19. “Muitos cartórios estão trabalhando com atendimentos telefônicos. Outros profissionais necessários ao processo de cidadania, como os tradutores juramentados, estão em plena atividade, já que a grande maioria está acostumada a trabalhar em casa”, conta.

A respeito dos processos de brasileiras que já têm toda a documentação organizada e finalizada no Brasil e prontos para serem enviados à Itália, Renato afirma que a quarentena não afetou o ritmo e a burocracia para protocolar a ação judicial. “Como o ingresso da ação na Itália é feito por meios “telemáticos” de um sistema interno do tribunal de Roma, o protocolamento das ações não sofreu interferência nos últimos meses”, revela.

Ainda de acordo com executivo, a procura pela cidadania italiana no Brasil está bem abaixo da habitual. “Desde o início da pandemia no país houve uma queda de 70% na busca pelo documento”, aponta Renato.

Itália em 60 fotos

Confira, na galeria, 60 imagens espetaculares da Itália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;