Política Titulo Contemplados
Aliados estão otimistas com participação no Paço
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
08/01/2011 | 07:45
Compartilhar notícia


Após anúncio do projeto de lei que criará duas secretarias na Prefeitura de Santo André com o intuito de alocar partidos aliados, quase todos os vereadores demonstraram surpresa, inclusive os de oposição. Porém, o discurso comum por parte dos governistas foi de entusiasmo para a possibilidade de integrar de forma efetiva a gestão de Aidan Ravin (PTB).

O homem-forte do governo do petebista, Nilson Bonome, disse que serão formadas duas Pastas: a de Esporte e Turismo e outra de Acessibilidade. Hoje, Bonome comanda as secretarias de Gabinete e Finanças e, na segunda-feira, acumulará a Pasta de Saúde, substituindo Arnaldo Augusto Pereira, que está de férias e deve continuar à frente da Secretaria de Orçamento e Planejamento, além de outra Pasta, que deverá ser definida no retorno do descanso.

O socialista Almir Cicote não escondeu a expectativa. "Ainda não conversamos sobre essa movimentação. Tentei falar com o Nilson (Bonome) hoje (ontem), mas não consegui. Acho que o governo dá passo fundamental na aliança com os partidos."

Cicote não deixou de pontuar que, assim que o convite for feito, ele e seu correligionário, o vereador José Ricardo, deverão avalizar o nome escolhido para chefiar a secretaria que, segundo proposta de Bonome, deverá ser a de Esporte e Turismo. Isso porque afinaria com a secretaria estadual, hoje nas mãos do presidente estadual do PSB, Márcio França. "A área de Turismo pode abrir portas até para Paranapiacaba já que Márcio França está nessa área. Devemos avalizar nome ou um de nós dois assumir a Pasta."

Bonome citou anteriormente os nomes dos vereadores tucanos Marcelo Chehade e Marcos da Farmácia por terem identificação com o deputado estadual Bruno Covas (PSDB), que está no comando da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Para o secretário de Finanças de Santo André, a liderança do departamento de Meio Ambiente do município - que tem status de Secretaria - é a Pasta natural para o PSDB. "Nos colocamos à disposição", disse Marcos. Questionado se tem interesse em chefiar alguma secretaria, se esquivou. "Não planejo trocar o Legislativo pelo Executivo. Talvez existam outros nomes."

O comando da eventual Secretaria de Acessibilidade continua sendo uma incógnita. "O prefeito ainda precisa dar aval ao projeto e ele fará isso na próxima semana. A partir daí começaremos as conversas", disse Bonome.

O presidente da Câmara, José de Araújo (PMDB), afirmou achar a atitude de criar secretarias para alocar os aliados muito positiva. "Conversei com o prefeito nessa semana e falei da importância de valorizar os partidos que apoiam o governo no Legislativo. É interessante que eles possam participar das decisões do governo até porque devem estar juntos na eleição do ano que vem."

O oposicionista José Montoro Filho, o Montorinho (PT), preferiu não comentar. Disse apenas que a Secretaria de Esporte é "uma vontade antiga da gestão e seria forma de animar e atender demanda dos partidos. É preciso analisar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;