Internacional Titulo
Observadores da ONU sao seqüestrados na Geórgia
Do Diário do Grande ABC
10/12/2000 | 18:16
Compartilhar notícia


Dois observadores militares da ONU, um polonês e um grego, foram seqüestrados neste domingo na Geórgia, enquanto patrulhavam a fronteira da regiao separatista de Abkházia (Leste do Mar Negro), anunciou a missao da ONU em Tbilisi.

Os dois homens, cujos nomes nao foram divulgados, foram capturados perto de um posto das forças russas de intervençao na fronteira entre a regiao de Svaneti e Abkházia, no Noroeste da Geórgia, indicou a missao das Naçoes Unidas.

Este foi o terceiro caso de seqüestro de observadores da ONU na área desde 1998. A regiao autônoma de Abkházia proclamou unilateralmente sua independência em relaçao à Geórgia em 1992. Seguiu-se uma guerra que, graças ao apoio oficioso da Rússia, foi vencida pelos separatistas no outono de 1993, após um ano de combates, que deixaram sete mil mortos.

A Geórgia nunca reconheceu a independência da Abkházia e impoe um bloqueio econômico à regiao. Os abkházios sao em sua maioria muçulmanos, enquanto o resto da populaçao da Geórgia é formado, também em sua maioria, por ortodoxos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;