Cultura & Lazer Titulo
Violeiros do Brasil e do Grande ABC
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
01/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Shows neste sábado, às 21h, e domingo, às 19h, no Auditório do Ibirapuera marcam o lançamento do livro e DVD Violeiros do Brasil (respectivamente, R$ 60 e R$ 40), da produtora cultural Myriam Taubkin. Em ambos, Adelmo Arcoverde (PE), Almir Sater (MS), Braz da Viola, Ivan Vilela, Roberto Corrêa, Pena Branca, Pereira da Viola e Tavinho Moura (todos de MG), a dupla Zé Mulato & Cassiano (DF) e Paulo Freire e Passoca (ambos de SP) retratam a viola.

Esses músicos e os falecidos Renato Andrade e Zé Coco do Riachão participaram de um especial produzido por Myriam em 1997. Marco Antonio Vilalba, 58 anos, o Passoca, representa a região. Santista, foi criado em Ribeirão e voltou a morar na cidade para criar os filhos nos anos 1990. Foi entrevistado em sua casa e apresentou outro dom: a pintura, herança do diploma de Arquitetura que nunca utilizou. "Minha viola retrata o meio em que vivo: algo entre a cidade e o campo", afirma. Ao lado de Arcoverde, Sater, Freire, Pereira da Vila e Vilela, Passoca se apresenta no Ibirapuera.

Livro e documentário podem ser adquiridos pelo site www.projetomemoriabrasileira.com.br e em livrarias. O título é prefaciado por Inezita Barroso e tem imagens de Angélica Del Nery. Além dos entrevistados, Myriam catalogou violeiros e luthiers atualmente em atividade no Brasil. Cada verbete contém nome artístico e de batismo, uma pequena biografia e, importante, os contatos dos amantes do instrumento criado no século 13. Uma dezena de nomes da região aparece na lista: são violeiros nascidos ou radicados no Grande ABC. A saber: Leandro de Abreu e Milton Araújo de Santo André, Casimiro e Fernando Deghi, de São Bernardo, e Carlos Novaes, de São Caetano; Daniel Sanches, Elias Kopcak, Léo Rugero e Rodrigo Mattos, todos nascidos em Santo André, mas atuam no Interior e em outros Estados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;