Política Titulo
Dia da Água, o desafio da preservação
Luiz Marinho
22/03/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


A Declaração Universal dos Direitos da Água, divulgada pela ONU em 1992, afirma que esse recurso, patrimônio de todo planeta, deve ser utilizado com ‘racionalidade, preocupação e parcimônia'. Neste Dia Mundial da Água, é o momento de discutir sobre como garantir às futuras gerações amplo acesso a esse líquido tão precioso.

São Bernardo, que abriga em seu território 70% da área da Represa Billings, ciente de suas responsabilidades, atua em diversas frentes, e com pesados investimentos, para garantir a preservação desse recurso. Apenas em obras de drenagem estamos investindo mais de R$ 530 milhões, recursos tanto da própria Prefeitura quanto do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Algumas das obras serão realizadas no Centro, como ampliação da galeria de águas pluviais na Rua Jurubatuba e construção de piscinão próximo ao Viaduto Tereza Delta. Também faz parte do conjunto de intervenções canalização dos córregos Mininha Colina, Alvarenga, Chrysler e Ribeirão dos Couros e recuperação de cinco nascentes da região do Alvarenga.

Além disso, firmamos parceria com a Sabesp para a construção de 30,4 quilômetros de coletores-tronco e trechos complementares, o que vai ampliar o índice de tratamento de esgoto da cidade. Esta obra, que será lançada amanhã e tem investimento de R$ 66 milhões, permitirá encaminhar mais 1,8 bilhão de litros de esgoto por mês para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) ABC.

De outro lado, é preciso garantir que as áreas de manancial - cerca de 53,7% do território da cidade -, onde se localizam os córregos que abastecem os reservatórios, sejam preservadas. Nesse sentido, apenas em 2010 a Prefeitura emitiu cerca de 490 notificações contra crimes ambientais como o despejo irregular de entulho e a ocupação não autorizada em áreas de preservação.

Além disso, nossas crianças e jovens precisam ser educados para utilizar com sabedoria os recursos naturais. Por isso, temos incentivado projetos como o Aguáh, audacioso espetáculo de teatro interativo que conscientiza sobre a importância de preservar mananciais. Ao longo de 18 meses, serão 800 apresentações. O tema definido pela ONU para o Dia Mundial da Água de 2011 é a correta gestão dos recursos hídricos em áreas urbanas. Tendo já feito muito, e com a certeza de que há ainda muito por fazer, São Bernardo aceita o desafio e trabalha para melhorar a vida de todos os seus habitantes.

 

Luiz Marinho é prefeito de São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;