Política Titulo Mudança
Silvia Grecco assumirá pasta no governo Covas

Secretária da Pessoa com Deficiência de Sto.André irá exercer mesmo posto na prefeitura da Capital

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
28/12/2020 | 17:12
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Atualizada às 21h34

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou o ingresso de Silvia Prin Grecco, nome do Grande ABC, como secretária da Pessoa com Deficiência na Capital a partir de 2021. Filha do ex-prefeito de Mauá Edgard Grecco e moradora de Santo André, Silvia estava à frente de pasta homônima no governo andreense de Paulo Serra (PSDB) – o acerto sobre a migração se deu depois de tratativas entre os tucanos. Ela ficou nacionalmente conhecida pelo filho Nickollas, deficiente visual e autista que acompanha os jogos do Palmeiras, seu time de coração, por meio de narrações da mãe, ganhadora do prêmio da Fifa Fan Awards 2019 como melhor torcedora do mundo.

Paulo Serra frisou que o correligionário manifestou na semana passada interesse em contar com Silvia para reforçar a equipe – ela está desde o começo de março à frente da pasta em Santo André, criada oficialmente pouco antes de sua chegada. “Houve sintonia pela capacidade e pelo tamanho do desafio de assumir secretaria na maior cidade do País. É um sentimento misto. Triste com a saída, por um lado, porque ela é parceira, ama a cidade. Mas esse cenário mostra que Santo André volta a exportar bons quadros a outras esferas, recuperação do protagonismo. É a segunda vez. Tivemos também a ida do (Fernando) Marangoni para exercer a função de adjunto de Habitação no governo do Estado.”

O chefe do Executivo andreense não definiu quem irá substituir Silvia em definitivo no comando da pasta. “Vamos avaliar com cuidado, ouvir a própria Silvia, e fazer processo (de transição) com tranquilidade. Independentemente de quem vier (a assumir o posto), dará continuidade ao trabalho”, disse Paulo Serra, ao acrescentar que a titular “estruturou a pasta, instituída de forma inovadora”. “Evoluiu bastante apesar de em menos de 30 dias termos nos deparado com a pandemia. Destaco os playgrouds inclusivos, itinerantes nos parques, que iniciamos no Celso Daniel, além do plano de metas para os próximos quatro anos, aprovado na Câmara.”

Com passagem também pelo alto escalão da Prefeitura de Mauá, Silvia admitiu ter aceitado o convite e citou possível conexão entre os municípios para avanço nas ações que possam melhorar a vida das pessoas com deficiência – em solo andreense são cerca de 90 mil. “Difícil decisão, mas não vou abandonar jamais a nossa cidade. O legado que deixo para Santo André é de ampliar o trabalho iniciado, para levar dignidade, autonomia e qualidade de vida às pessoas. E podem contar comigo sempre. A colaboração com a nossa cidade continua”, disse, por nota, a titular do setor até quinta-feira, relembrando o plano de ações pactuado, como promover a cultura de inclusão, com avaliação e diagnóstico dos equipamentos públicos e mediante capacitação e qualificação profissional.

Recém-reeleito ao cargo, Covas publicou foto em suas redes sociais ao lado de Silvia para registrar o anúncio de parte do secretariado no segundo mandato – e mais outros dois nomes: Edson Aparecido (mantido na Saúde) e Alexandre Modonezi (secretário de subprefeituras). Ele descreveu o currículo de Silvia para justificar as razões da escolha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;