Economia Titulo Idec
80% dos bancos cobram caro por pacote padronizado
Da Agência Brasil
06/05/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em dez instituições financeiras constatou que a maioria (80%) oferece pacotes de serviços padronizados mais caros do que outras opções.

"O consumidor continua sem instrumento de comparação porque os pacotes fora da padronização são mais vantajosos, neutralizando a intenção de se permitir a melhor escolha", disse Lisa Gan, gerente de informação do Idec.

Ela se referia às novas tarifas, que entraram em vigor, no último dia 30, em cumprimento à Resolução nº 3.518, publicada em dezembro último pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

"As propostas apresentadas por oito bancos driblam o objetivo da nova resolução", destaca nota publicada pelo Idec. Por meio desse comunicado, a coordenadora executiva do instituto, Marilena Lazzarini, disse que não é à toa que as instituições financeiras estão sempre entre os primeiros no ranking de reclamação dos órgãos de defesa do consumidor.

A entidade defende a revisão das medidas e encaminhou ontem sugestão nesse sentido ao Ministério do Planejamento e ao Banco Central. Além disso, deve publicar hoje, no site www.idec.org.Br, esclarecimentos sobre as normas, uma tabela com os valores dos pacotes oferecidos pelos bancos pesquisadas e orientações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;