Política Titulo
Ala dissidente lança Simon à liderança do PMDB no Senado
Do Diário OnLine
30/01/2003 | 22:12
Compartilhar notícia


O senador Pedro Simon (RS), representando a ala dissidente do PMDB, disputará nesta sexta-feira a liderança do partido no Senado. A decisão, entretanto, contraria a vontade da cúpula peemedebista, que pretendia lançar apenas a candidatura de Renan Calheiros (AL) ao cargo.

Na última semana, a direção nacional do partido anunciou um acordo que, além de oficializar a candidatura de Sarney à presidência do Senado, previa a manutenção de Calheiros como líder na Casa até setembro, quando seria indicado para suceder Michel Temer (SP) no comando do PMDB.

De início, a ala dissidente foi contra o acordo, porque Simon já pretendia lançar-se à liderança no Senado antes de o entendimento ser efetivado, mas os oposicionistas acabaram cedendo. Nesta quinta-feira, porém, o governador Roberto Requião (PR) alegou que esse acordo se restringe à eleição de Sarney.

Simon, por sua vez, argumentou que sua candidatura representa a renovação do PMDB. "Não queremos que o poder continue nas mãos das mesmas pessoas. Temos condições de nos preparar para a higienização do nosso partido. Achamos que temos a obrigação de reconstituir o PMDB", disse.

Quanto à Câmara, ao contrário do que era esperado, o PMDB dissidente também promete fazer linha dura. Segundo o ex-governador Orestes Quércia — um dos maiores opositores à gestão de Temer — decidiu apoiar o nome do deputado Barbosa Neto (GO) para a liderança da bancada do partido na Casa. Ele deverá disputar o cargo com Eunício Oliveira (CE), que pertence ao grupo ligado a Calheiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;