Política Titulo Busca de informação
Consórcio Intermunicipal pede esclarecimentos ao Estado sobre concessão do BRT e linhas da EMTU

Ofício da entidade regional foi encaminhado ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy

Do dgabc.com.br
09/04/2021 | 13:14
Compartilhar notícia
Divulgação/Consórcio


Atualizado às 17h45

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC solicitou ao  Estado esclarecimentos sobre a implementação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na região e operação do Sistema Remanescente, composto pelas linhas intermunicipais alimentadoras e complementares da área de operação.

Em documento enviado ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a entidade pede mais detalhes sobre a prorrogação antecipada da concessão do serviço de transporte coletivo intermunicipal por ônibus e trólebus no Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara, que passou a incorporar a implementação, manutenção e exploração do Sistema BRT-ABC e do Sistema Remanescente.

Também solicita informações sobre o planejamento, implementação e execução do Sistema BRT-ABC, incluindo o projeto dos corredores exclusivos, estudos de impacto em relação ao sistema viário local, desapropriações e interface entre a operação de transîto local e do corredor, além de propostas de integração com outros modais.

Em relação ao Sistema Remanescente, o Consórcio ABC requer informações sobre os estudos e planejamento para racionalização da estrutura, de forma a evitar as atuais sobreposições às linhas municipais. Além disso, questiona se há perspectiva de efetivação de integração física, operacional e tarifária do sistema.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, reiterou a necessidade dos esclarecimentos por parte do Governo do Estado, pois trata-se de um projeto de “relevância histórica” para a região.

“A população das sete cidades quer saber todos os detalhes desses novos projetos para a mobilidade urbana no Grande ABC, incluindo seus impactos, cronograma e custos”, afirmou Paulo Serra.

O secretário Alexandre Baldy disse ao Diário que vai agendar uma visita ao Consórcio para conversar com os Prefeitos que são impactados pelos assuntos questionados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;