Internacional Titulo
Sharon acusa Arafat de desempenhar papel no terrorismo mundial
Das Agências
06/01/2002 | 15:30
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, acusou neste domingo o presidente palestino, Yasser Arafat, e sua Autoridade de "desempenharem um papel importante no terrorismo internacional".

"A Autoridade Palestina assume um papel importante nas redes do terrorismo mundial", disse Sharon na localidade de Eilat, às margens do Mar Vermelho. O local abriga a base para a qual foi trasladado o cargueiro Karina A, interceptado na última quinta-feira com 50 toneladas de armas por comandos israelenses no Mar Vermelho.

As redes terroristas "são dirigidas pelo Irã, que quer causar morte e sofrimento em todo o mundo", acrescentou o premiê.

"Esse cargueiro se dirigia para Gaza e, se não fosse interceptado, todos estaríamos ameaçados, desde Tel Aviv até Herzlya (ao Norte) e desde Ariel a Netzarim (colônias judaicas da Cisjordânia e da Faixa de Gaza)", acrescentou.

"A quantidade das armas apreendidas prova que a Autoridade Palestina tenta perpetrar atentados. É a opção de seu chefe: Arafat compra lança-foguetes em vez de investir na educação e na criação de empregos. Arafat compra minas e explosivos em vez de investir no bem-estar de seu povo", afirmou.

"Arafat é um mentiroso e, como todo mentiroso, no final é apanhado, e continua mentindo, assinando acordos de paz que viola, porque quer mergulhar a região na guerra", acrescentou Sharon.

Ademais, o premiê israelense afirmou que queria "continuar buscando uma solução pacífica" ao conflito com os palestinos.

Interrogado pelos jornalistas sobre novos atentados, Sharon respondeu: "a Autoridade Palestina se prepara para outros atentados terroristas e se registrou uma mudança evidente em sua capacidade operacional, o que prova que está totalmente infectada pelo terrorismo. Arafat ficou fora de jogo porque a estratégia que escolheu, o terrorismo, faz dele um firme inimigo de Israel".

"Os que duvidavam da natureza da Autoridade Palestina sabem agora que se trata de uma entidade terrorista. Confio nos americanos: têm suficientes informações sobre o terrorismo aqui e internacionalmente", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;