Política Titulo São Bernardo
Petista quer que vice de Tarcisio seja filiado do PMDB
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
21/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC:


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), costura para que a chapa petista a concorrer ao Paço em outubro, liderada pelo secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli, seja composta por nome fora da política e que esteja filiado ao PMDB.

A estratégia do chefe do Executivo é popularizar projeto petista com representantes sem vícios políticos (Tarcisio jamais concorreu a cargo eletivo), além de renovar aliança com os peemedebistas, que compõem arco de aliados desde o início da primeira gestão do petista, em 2009.

No pleito de 2008, Marinho venceu após efetuar elo com o PTB, na ocasião na figura de Frank Aguiar (hoje no PRB). Quatro anos depois, o prefeito abriu discussão para substituir Frank no processo de reeleição e viu o então vereador Tunico Vieira (PMDB) ganhar a preferência em seu bloco de sustentação. Entretanto, o petista recuou, e manteve Frank no posto, que meses depois migrou para o PMDB.

Hoje, a legenda peemedebista é uma das que mais tem espaço no primeiro escalão, a despeito de ser representada apenas por um vereador, Gilberto França.

Marinho tem articulado renovação de aliança depois de perder o PTB e o PRB, que anunciaram adesão ao projeto de candidatura do PPS, cujo pré-candidato é o deputado federal Alex Manente.

Em relação ao perfil para a dobrada com Tarcisio, o chefe do Executivo tem buscado nome junto ao setor do empresariado no município.

Depois de cogitar o atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Luís Ricardo Davanzo, Marinho passou a iniciar aproximação com pessoas ligado ao empresariado.

ARGUMENTO
No PMDB, o assédio do petismo não é confirmado ou desmentindo. O presidente municipal da legenda, no entanto, Vanderlei Jueli, adiantou que trabalha para concretização de candidatura própria, destacando o nome de Tunico Vieira como uma das possibilidades na concorrência pela cadeira do Executivo.

“O que temos debatido é o fortalecimento de um projeto nosso. O Tunico tem experiência e capacidade para isso. O diálogo está sendo executado constantemente e vamos definir em conjunto”, pontuou.

No ano passado, o presidente estadual do PMDB, deputado federal Baleia Rossi, revelou ter expectativa de que o partido em São Bernardo tivesse nome próprio no processo eleitoral de outubro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;