Turismo Titulo
A bela Fortaleza
Eliane de Souza
Enviada ao Ceará
14/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A três horas de avião, o paulista depara-se com um dos destinos mais atraentes do País. Fortaleza foge à regra do restante do litoral brasileiro não apenas por não ter como referências os pontos Norte e Sul. Clima tropical, boa comida, gente hospitaleira, bom humor e hotéis cinco estrelas na orla de águas esverdeadas e de areia branquíssima são prestigiados por turistas nacionais e estrangeiros. Basta observar a quantidade de varandas de prédios enormes na Avenida Beira-Mar disputando a bela paisagem.

Apesar da beleza do cenário, grande parte dos 30 quilômetros de praias urbanas é imprópria para o banho devido à proximidade com o porto. Nada que impeça, porém, de aproveitar o clima agradável da orla para se esbaldar em bares, restaurantes, casas noturnas e lojas diversas.

O point da cidade é a internacionalmente famosa Praia do Futuro. Lá se reúnem lisos e estribados, como seriam definidos pobres e ricos pelo dicionário cearense. A praia limpa é tomada por enormes barracas como a Croco Beach, com capacidade para atender até 2.500 pessoas simultaneamente. O complexo de 13 mil metros quadrados oferece sala de massagem, salão de beleza, redes, piscina, toboágua e até cybercafé.

É impossível sair da Praia do Futuro sem provar a famosa caranguejada. O prato atrai o turista primeiramente pelo perfume ressaltado pelo coentro e em seguida o retrai por ser servido inteiro e com a aparência de quase vivo. A degustação é ritual que exige paciência e acompanhamento de comensal iniciado no assunto. Com as mãos, quebre as patas nas articulações para que se possa sugar a carne. As garras concentram a maior quantidade de carne e são extraídas com a ajuda de um pequeno martelo. A carne da cabeça é servida com farofa.

Nas noites de quinta-feira, algumas barracas reservam atração especial: o show de humor. A terra de Chico Anísio, Tom Cavalcante e Renato Aragão conta com muitos outros humoristas que levam o público às gargalhadas em apresentações de stand-up comedy, com piadas que ironizam tanto o cenário político quanto as características físicas dos próprios cearenses. Sim, o biótipo de pescoço curto e cabeça achatada, herdado dos indígenas, não é unanimidade nem entre os nativos.

A jornalista viajou a convite da Secretaria de Turismo de Fortaleza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;