Economia Titulo
Ação ensina a economizar no orçamento
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
19/10/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


Pequenas mudanças no costume podem deixar as contas no fim do mês menos apertadas. O Diário do Grande ABC nos Bairros de amanhã, em Santo André, terá uma palestra com dicas de como organizar o orçamento familiar.

Os cortes precisam se concentrar nos gastos não-fixos, sem taxas, como assinatura de TV a cabo ou seguro de saúde.

Mantimentos para casa são os maiores vilões, segundo a agente de atividades sociais do Sesi (Serviço Social da Indústria) Simone Dias. A recomendação dada pela palestrante é de que a família se reúna e decida do que cada um pode abrir mão na lista de compras. “Nem sempre o supérfluo é o mesmo para todos. É preciso discutir”, recomenda Simone.

O café na padaria, o chocolate da tarde a até as pizzas do sábado também devem ser incluídos no planejamento dos gastos. “É o tipo de coisa que as pessoas não têm consciência de que pesa no final do mês. O ideal é reservar uma quantia limite para essas escapulidas.”

MEIO AMBIENTE

A economia de água é importante também para diminuir taxas como as de esgoto e até de energia elétrica. “Além de ser uma questão de consciência ecológica, o consumidor deixa de jogar poluentes pelos quais terá de pagar mais tarde. Não se pode esquecer de que a energia elétrica vem da água. Se economizamos um, o outro é beneficiado também.” (Supervisão de Heloísa Cestari)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;