Política Titulo Debate importante
Aprovada CPI para apurar emissões da Petroquímica

Comissão foi instaurada na Câmara da Capital, mas bloco deve investigar resíduos que caem em bairros do Grande ABC

Daniel Tossato
02/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC 15/10/15


A Câmara da Capital aprovou a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Polo Petroquímico, que visa investigar denúncias sobre provável poluição e contaminação no entorno do parque fabril que fica nas divisas dos municípios de Santo André, Mauá e São Paulo. O pedido de instauração de comissão foi elaborado pelo vereador Alessandro Guedes (PT).

A proposta da CPI se fundamenta nas questões trazidas à Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e dos Direitos dos Animais em audiência pública realizada pelo Legislativo em abril de 2021. Guedes, que também é vice-presidente do bloco, foi o proponente.

“Levamos em conta depoimentos de pesquisadores anexados ao relatório final da CPI das Contaminações Ambientais realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. São resultados de 20 anos de estudos, que demonstram a elevada incidência de tireoide crônica autoimune (Tireoide de Hashimoto) em moradores dos bairros de Capuava, Sonia Maria e Silvia Maria em Mauá, em bairro de Santo André e no Parque São Rafael, em São Paulo, vizinhos ao Polo”, disse o parlamentar.

Guedes defende o desenvolvimento econômico da região, porém quer preservar a saúde de quem mora ao redor do parque fabril. “Nós defendemos todos os postos de trabalho. Não queremos que se perca nenhum, mas que esse desenvolvimento seja sustentável e não cause transtorno à saúde das pessoas e ao meio ambiente.”

O parlamentar também tomou como base dados da CPI das Contaminações Ambientais do Estado de São Paulo na qual o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual efetuou estudo com resultados que comprovaram vários casos de tireoide crônica autoimune em crianças, sobretudo do sexo masculino. Em alguns casos, foi constatado déficit de crescimento e retardo mental permanente e irreversível.

“Recentemente, outro fato voltou a assustar os moradores da região: um misterioso pó branco atingiu as residências, cobrindo casas e carros próximos ao Polo. A notícia foi veiculada por diversos órgãos de imprensa”, relatou Guedes.

No Grande ABC, comissão foi criada para acompanhar as reclamações com o vereador de Santo André, Ricardo Alvarez (Psol), um parlamentar de Mauá (a ser destacado), e o próprio Guedes.

OUTRO LADO
Por meio de nota, o Cofip ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) e as outras 16 empresas associadas afirmaram que ainda não receberam nenhuma comunicação da Câmara da Capital sobre a instalação da CPI. “O Cofip ABC tomou conhecimento do assunto pelas redes sociais e pela imprensa. As empresas associadas ao Cofip ABC se colocam à disposição para fornecer todas as informações necessárias que possam contribuir para o aprofundamento dos temas”, declarou o conglomerado.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;