Cultura & Lazer Titulo Teatro
Musical
contemporâneo
100% brasileiro

Escritor mauaense leva aos palcos sua
própria lenda em 'Uma Luz Cor de Luar'

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
21/12/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Orlando Filho/18.12.2012/DGABC


A cultura brasileira serve de inspiração para Rafael de Castro, de Mauá. Aos 31 anos, o escritor explorou tradicionais contos e lendas por quase dois anos a fim de criar seu próprio romance. “É um conto de fadas contemporâneo e brasileiro. Acumulei referências e acho que será fácil reconhecer nosso universo popular, seja pelos pássaros, o personagem pescador e outras características de histórias que ouvimos”, diz o artista.

O resultado dessas referências de diferentes partes do País chega ao palco por meio da reformulação do musical 'Uma Luz Cor de Luar', cuja temporada estreia hoje no Auditório Claudio Santoro, em Campos de Jordão. As sessões, sempre a partir das 20h, seguem até dia 5 e os ingressos podem ser encontrados por meio do site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br).

A peça é uma adaptação do projeto homônimo do ano passado apresentado pelo Grupo Artemis de Teatro, do qual Castro faz parte. Com cara modificada, a montagem aproveita trechos inéditos e novas ideias. A direção está a cargo de Thiago Gimenes e Keila Fuke.

Na trama, um jovem pescador abandona a pequena vila onde mora para traçar seu próprio caminho e encontrar a felicidade. O alto-mar o leva até uma estranha ilha perdida na qual vive grupo de pássaros oprimidos. A líder do local é a malvada Rainha Harpia, cujo ódio pelos ‘filhos dos homens’ coloca a vida do garoto em perigo.

Um dos destaques do projeto é a trilha sonora que tenta manter a brasilidade buscada pelo autor, abusando de sons e termos indígenas. A ideia é de que a música não seja apenas ilustrativa, mas que atue como fio condutor. “A grande diferença de um musical para o teatro convencional é que as músicas devem conversar o tempo todo com o texto. Por isso a parceria com o diretor musical (Thiago Gimenes) tem de ser forte. Eu dou apenas sugestões e ideias. Brigamos bastante, mas acaba sendo para o bem da peça”, explica Castro.

'Uma Luz Cor de Luar' traz populares nomes no elenco, entre os quais Kayky Brito, Anderson Muller e Totia Meireles, que estão ensaiando desde outubro. A atração também promete chamar a atenção pelos figurinos coloridos e pelos efeitos visuais, caso da Lua feita em LED e das projeções de pequenos filmes.

Mais maduro, o escritor mauaense admite que está nervoso com a estreia do espetáculo – muito, também, pelo fato de ter de acompanhar a preparação de longe. O sucesso do musical 'A Princesinha', a qual ele adaptou da icônica obra original da britânica Frances Hodgson Burnett, no ano passado, deixou uma certa pressão pelo resultado de seu próximo passo. “Você sempre quer surpreender e se superar. Às vezes dá medo de se repetir, seja com fórmulas ou estilos”, revela. “Busco inovar. Tento fazer um teatro musical que não é apenas de entretenimento, mas que faça o público refletir. O fundamento da arte é ter lado transformador, a famosa catarse. Não é só um show, tem de ter algo a mais.”

Uma Luz Cor de Luar Teatro. A partir de hoje. No Auditório Claudio Santoro – Rua Arroba Martins, 1.800, Campos do Jordão. Tel.: (12) 3663-4293. Ingr.: R$ 20 a R$ 50. Até dia 5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;