Política Titulo Santo André
Bete sinaliza retirar pré-candidatura e abre caminho a Eduardo

Vereadora pode deixar a disputa; favorito, colega está no páreo com Eloi e Willians

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Colocada no PT como pré-candidata ao Paço de Santo André à eleição de 2020, a vereadora Bete Siraque sinalizou em reunião do partido na terça-feira que retiraria seu nome da disputa em troca de unidade interna, visando evitar prévia para escolha do pleiteante petista. Mulher do ex-deputado Vanderlei Siraque (PCdoB), a parlamentar, que enfrenta resistência de alguns grupos, cogitou a possibilidade de deixar a concorrência somente se o colega de Câmara Eduardo Leite encabeçar a indicação.

O páreo tem a própria Bete, Eduardo, como favorito, o militante Erick Eloi e agora o também vereador Willians Bezerra (leia mais ao lado).

A decisão de Bete, contudo, ainda não foi anunciada publicamente, o que tende a acontecer até agosto. O grupo da vereadora aguarda que Eduardo manifeste concretamente a intenção em ser o postulante. As principais alas da sigla vem se reunindo com frequência na tentativa de chegar a um consenso, envolvendo no debate também o PED (Processo de Eleição Direta), marcado para setembro. O cenário de instabilidade do PT aponta que prévia seria inviável, abrindo mais a ferida interna e enfraquecendo a legenda para a empreitada majoritária, na sucessão de Paulo Serra (PSDB). O pleito é considerado de sobrevivência.

Além de indicativo de adesão de boa parte dos principais grupos da CNB (Construindo um Novo Brasil), ala majoritária do partido, Eduardo – em seu segundo mandato no Legislativo – tem apoio do presidente estadual do PT e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Os ex-chefes do Executivo João Avamileno e Carlos Grana estão fora do páreo, assim como os ex-deputados Luiz Turco e Professor Luizinho. Willians se colocou após ser alijado do processo.

Na mesma reunião do PT, realizada na terça, ao menos cinco grupos da CNB – incluindo Grana, Eduardo, Bete e o ex-parlamentar Ivo Martim – fecharam acordo por chapa unitária com o nome do ex-vereador Antonio Padre à presidência do partido. O grupo de Erick Eloi também aderiu a essa proposta. Nos bastidores, o volume de suporte supera 80% da militância. O bloco de Willians, por sua vez, indicou que irá registrar outra chapa, com Dircon Bastos para o comando. Aylton Affonso também deve lançar caminho diferente.

Após ruído, parlamentar se coloca como pré-candidato

Excluído da discussão sobre a disputa interna, o vereador Willians Bezerra se apresentou na lista de pré-candidatos à Prefeitura. O parlamentar pontuou que está aberto a discutir eventual consenso, desde que seja com “pé de igualdade, sem brigas, buscando a unidade, construindo caminhos que possam nos levar a novas conquistas”. “Temos companheiros que se colocaram à disposição do PT para encabeçar a chapa na disputa à Prefeitura. Acredito que o meu nome também pode estar à disposição do partido.”

Willians avaliou que há “muito para construir neste caminho” ao considerar que a sigla “precisa estar na direção correta”, na oposição ao governo Paulo Serra. “Já governamos a cidade, vamos resgatar os legados de nossas gestões. Militância deve ser protagonista na construção de programa de governo.” Sobre o PED, o vereador, que retornou ao mandato no dia 13 após quase dois meses afastado por motivos médicos, frisou que pretende estimular a militância a debater os rumos da legenda e, por isso, “está registrando chapa com o nome Resistência”.

O parlamentar evitou falar sobre vestígios da fissura a partir da eleição municipal de 2016, quando o PT saiu derrotado no projeto de reeleição ao Paço, e também do PED que, dividido, elegeu José Paulo Nogueira, em 2017. “Não vejo que trouxe resquícios, pois nosso candidato foi para segundo turno e fizemos um gesto de abrir mão na busca da unidade que possibilitou a vitória do companheiro Zé Paulo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;