Economia Titulo
Vendas de autos usados caem 50% no Grande ABC
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
30/10/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


As lojas de carros usados do Grande ABC registraram quedas de vendas neste último mês. Segundo empresários, as vendas caíram cerca de 50% em outubro, ante setembro. Para eles, o maior motivo da crise é a mudança da política de crédito por parte das instituições financeiras que mudaram os critérios de avaliação e estão liberando menos créditos.

Para Luís Ricardo dos Santos Moreira, proprietário da X Motors, que fica em São Bernardo, antes era mais fácil conseguir crédito. Tem perfil que agora não consegue mais, como por exemplo um autônomo. Antes se ele desse 10% do valor do automóvel e comprovasse rendimento mensal em extratos tinha o financiamento aprovado, hoje não mais. Ele afirma que suas vendas caíram 50% este mês, se comparado a setembro.

Na loja BJ Multimarcas, de Santo André, as vendas também reduziram 50%. Para o empresário Ricardo Iwata, o problema é o mesmo. "Há um mês conseguíamos financiar até 100% de um automóvel, atualmente é preciso dar entrada e quanto mais velho o carro, maior a porcentagem", explica. As financiadoras exigem até 40% de entrado do valor de acordo com o ano do carro.

Iwata lembra que os custos mensais continuam, e se a situação continuar ele terá de tomar outras providências. "Abrimos duas lojas no Shopping União ABC no mês passado e com a crise estamos tendo custos. Vou apostar mais um tempo, se a situação não melhorar terei que fechá-las", afirma.

O vendedor Anderson do Nascimento lembra que muitas vezes há aprovação, porém com o valor inferior ao pedido. "Com isso, perdemos vendas porque o cliente não tem como cobrir o resto", comenta. E observa: "Semana passada perdi quatro vendas por causa de falta de aprovação".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;