Política Titulo Colisão
Base de Auricchio vê com receio convite a Bonome

Bancada admite complicação à governabilidade do prefeito de S.Caetano se peemedebista aceitar chamado de Pio Mielo na Casa

Raphael Rocha
Júnior Carvalho
04/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A bancada aliada do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), viu com desconfiança o convite feito pelo presidente da Câmara, Pio Mielo (PMDB), a Nilson Bonome (PMDB) para comandar a secretaria-geral da Casa. Bonome foi homem-forte do governo de Paulo Pinheiro (PMDB) e se tornou um dos principais adversários políticos de Auricchio na cidade.

Vereadores relataram ao Diário preocupação com a indicação, principalmente com relação à governabilidade, porém, ainda não foi deflagrado movimento no Legislativo para que o novo presidente repense a ideia de chamar Bonome para um cargo estratégico. Pio garantiu independência dos poderes e assegurou que não colocará em risco os trabalhos da Casa.

Bonome e Auricchio entraram em rota de colisão em 2015, quando a Câmara – então dominada por aliados de Pinheiro – analisou o parecer negativo dado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) à contabilidade do Palácio da Cerâmica de 2012, último ano do segundo mandato do tucano. O peemedebista foi um dos principais articuladores para que o Legislativo mantivesse a rejeição às contas, colocando, assim, Auricchio na lista da Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito recorreu à Justiça comum dizendo que não teve amplo direito de defesa no TCE e reverteu o cenário – foi candidato deferido pela Justiça Eleitoral e derrotou Pinheiro no dia 2 de outubro.

Interlocutores do novo governo dizem que Auricchio chamará Pio para conversar sobre o convite a Bonome. O tucano aceitou a derrota na eleição para presidência do Legislativo – ligou para o peemedebista para parabenizá-lo assim que soube do resultado –, porém, não esconde receio de ver o ex-homem-forte de Pinheiro em função capaz de promover dificuldades em aprovação de projetos.

Ontem, ao Diário, Pio disse que buscaria o entendimento entre Bonome e Auricchio. “As eleições já passaram, tanto a do dia 2 de outubro quanto a da mesa diretora. O Nilson sabe que não vou entrar em rota de colisão com o prefeito. Sei que há essa animosidade dele com o governo (Auricchio), mas temos de desconstruir isso, superar qualquer problema no diálogo. Eu quero escrever nova página na história política de São Caetano e se o Nilson aceitar meu convite vai ajudar a mim e à cidade.”

A expectativa era a de que Bonome respondesse ontem se aceitaria o convite de Pio Mielo para a secretaria-geral da Casa. Os dois peemedebistas, entretanto, não retornaram as ligações da equipe do Diário para falar sobre o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;