Memória Titulo
Um simpósio para dom Jorge

Começa hoje, às 19h, o simpósio Dom Jorge: Idealismo, Liderança e Ação, voltado à construção...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Começa hoje, às 19h, o simpósio Dom Jorge: Idealismo, Liderança e Ação, voltado à construção da História da Igreja no Grande ABC. A abertura será feita por dom Nelson Westrupp, bispo da Diocese de Santo André. Será mostrado o documentário Um homem à frente do seu tempo, com entrevista e depoimentos sobre o nosso primeiro bispo.

O seminário prosseguirá todas as noites, até sexta-feira. A Comissão de Bens da Diocese organiza o evento. Local: Centro Comunitário da Catedral do Carmo, na Praça do Carmo, 36, Centro de Santo André. Para mais informações: 4438.2077.

LINHA DO TEMPO

Dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo Emérito de Santo André.

1915: 10 de novembro - Nasce no Rio de Janeiro. Pais: Carlos José de Oliveira e Angelina Ruffo Oliveira.

1940: 8 de dezembro - Ordenado sacerdote.

1946: 27 de outubro - Ordenado bispo. Estudos: Seminário Menor de São José e Seminário Central do Ipiranga, São Paulo.

1946 a 1954 - Bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

1954 a 1975 - Bispo diocesano de Santo André.

1975: 29 de dezembro - renuncia como bispo, mantendo-se na presidência da Associação Lar Menino Jesus, da qual foi fundador.

1989: 28 de maio - Falece em Santo André. Foi sepultado em 30 de maio no interior da Catedral do Carmo.

LEMA - Omnis in Christo (Tudo em Cristo).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 26 de maio de 1979

Manchete - Prestação da casa própria poderá ser paga com o FGTS

Imprensa - Greve dos jornalistas completa três dias. "O Diário tem contado com a colaboração despretensiosa de muitas pessoas, na sua determinação de continuar com as suas atividades, entendendo que ao direito de greve se contrapõe o direito de editar o jornal", escrevia o jornal em primeira página, publicando uma foto de piqueteiros na Rua Catequese.

Editorial - O que é prioritário para Grillo (Lincoln, prefeito de Santo André)

EM 26 DE MAIO DE...

1922 - Antonio Cruchaki nasce em Santo André. Expedicionário brasileiro na Segunda Guerra Mundial, hoje presidente da regional São Bernardo da Força Expedicionária Brasileira.

1969 - Criada a Loteria Esportiva brasileira.

HOJE

Dia do Revendedor Lotérico e Dia do Seresteiro. Festa do Divino em diversas cidades brasileiras.

É também o Dia do Desafio, que foi criado em 1983, no Canadá, quando o prefeito de uma pequena cidade sugeriu aos moradores que caminhassem 15 minutos ao redor do quarteirão.

LIVRO

O livro Minha Vida em Poesias, da escritora Elza Brasileiro de Lima, será apresentado hoje, às 15h, no Espaço dos Escritores do Grande ABC, da Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André. O ato tem o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura.

ORAÇÃO

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos teve inicio domingo na Diocese de Santo André. Ontem houve a pregação do pastor Carlos, da Igreja Luterana, na Paróquia São José, da Vila Assis Brasil, em Mauá. A pregação de hoje, às 19h30, será na capela da Universidade Metodista, em São Bernardo (campus Rudge Ramos), pelo padre Cláudio.

SANTOS DO DIA

Senhora do Caravaggio, Filipe Néri (educador), Eva de Liége, Maria Ana e Mariana de Paredes.

Em Caravaggio, perto de Milão, em 26 de maio de 1432, dona Giannetta, uma pobre camponesa, recebeu a visita da Virgem Maria: nascia a adoração a Nossa Senhora do Caravaggio.

Mariana de Paredes (Quito 1618-1645). Religiosa, entregou-se às coisas da caridade. Ajudava e consolava pobres e infelizes. É a primeira santa do Equador. Foi proclamada heroína nacional.

CRÔNICA DO GUIDO

Texto: Guido Fidelis

Que olhos devemos ter? De jabuticaba, belos e suaves? Ou, na visão de Machado de Assis, de ressaca, "como a vaga que se retira da praia"? De seca pimenteira jamais, sem esquecer que inveja é o pior de todos os pecados capitais. Talvez olhos de lince, saber contemplar a manhã, a tarde, a noite e distinguir entre as sombras os fantasmas que espreitam na esquina. Melhor é ter olhos vivos, alertas, prestar dupla atenção, não se deixar iludir com acenos fantasiosos.

Siga em frente, olhos abertos, e tenha uma ótima semana, a última de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;